Banca de DEFESA: WANDERSON DE VASCONCELOS RODRIGUES DA SILVA
19/06/2017 09:05
A valorização de produtos regionais, bem como a proteção da tradição atrelada a esses produtos, tem sido utilizada como estratégia para promover o desenvolvimento dos territórios, em especial das regiões em que o agronegócio desempenha um papel fundamental para a economia dos países em desenvolvimento como o Brasil. A concepção da Indicação Geográfica (IG) representa uma base de sustentabilidade para o desenvolvimento territorial, tecnológico, econômico e social. Assim, diversas entidades no Brasil têm empenhado esforços em pesquisa e desenvolvimento na busca da valorização de seus produtos locais em um mundo globalizado. Em agosto de 2014, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu a IG da cajuína para a União das Associações, Cooperativas e Produtores de Cajuína do Piauí (Procajuína). Diante do exposto, é possível notar que o reconhecimento da cajuína como produto piauiense é capaz de promover o desenvolvimento de diferentes setores nas regiões produtoras, porém é necessário que se investigue seu estado atual de implementação. Dessa forma, esta pesquisa analisou e discutiu as perspectivas de desenvolvimento da produção e comercialização da cajuína em virtude do reconhecimento da Indicação Geográfica por meio da percepção dos produtores e da Procajuína, entidade que regula o uso da IG. A análise dos resultados obtidos constatou que a cajuína piauiense procura inovar seu processo produtivo para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e tem na IG um instrumento para impulsionar a comercialização da bebida para além das fronteiras estaduais, porém ainda encontra entraves ocasionados por dificuldades para regularização dos estabelecimentos, escoamento da produção para outros estados e prejuízos provocados pela seca dos últimos anos.
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