Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA JESSICA MESSIAS DE ALMEIDA
14/06/2017 13:35
A presente proposta de tese busca analisar as políticas educacionais para relações étnico-raciais estruturadas e efetivadas nas gestões municipais de Feira de Santana-BA, no período de 2009 a 2016, com vistas a compreender suas dinâmicas, princípios, estratégias de intervenção, agentes, contradições e suas relações com as formulações dos movimentos sociais negros. Desse modo, estabelecemos como objetivos específicos: a) discutir os processos de construção de uma educação para as relações étnico-raciais diante do contexto de políticas públicas desenvolvidas pelo Estado brasileiro; b) identificar e mapear as propostas e ações realizadas e planejadas pela Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana-BA; c) investigar a participação dos movimentos negros da cidade de Feira de Santana-BA nos processos de formulação e implementação das políticas educacionais para as relações étnico-raciais, no período de 2009-2016; d) analisar os princípios, os atores, a atuação, marcos e metas operacionais que compreendem as políticas educacionais para as relações étnico-raciais nas duas gestões municipais. Como hipótese de pesquisa, estabelecemos que a rede municipal de educação de Feira de Santana-BA possui políticas formuladas para o trabalho com as relações étnico-raciais que dialogam com os objetivos dos movimentos sociais negros, mas a irregularidade das ações, no âmbito da implementação, gera descontinuidades e fragmentações devido a ausência dos recursos institucionais, financeiros e humanos, bem como a indefinição sobre a prioridade no tratamento da questão étnico-racial e a falta de um programa de avaliação dessas políticas nas duas gestões. A pesquisa se fundamenta no método materialista histórico-dialético de compreensão da realidade associado às discussões teóricas dos campos das relações étnico-raciais e das políticas públicas. Para tanto, como metodologia utilizaremos análises documentais – com documentos oficiais e não-oficiais –, entrevistas semi-estruturadas – com os sujeitos que compõem a equipe responsável pela formulação e implementação das políticas no município e integrantes dos movimentos negros – e questionários – aplicados a uma amostra não-probabilística e intencional de 10% das escolas públicas, com questões elaboradas e analisadas a partir da escala Likert. Além disso, trabalharemos com a Análise do Discurso para o tratamento da maioria dos dados coletados.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf