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Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA JESSICA MESSIAS DE ALMEIDA
14/06/2017 13:35


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA JESSICA MESSIAS DE ALMEIDA
DATA: 14/06/2017
HORA: 17:00
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DAS GESTÕES MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA-BAHIA (2009-2016)
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Educação das Relações Étnico-raciais. Gestão municipal. Ações Afirmativas.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente proposta de tese busca analisar as políticas educacionais para relações étnico-raciais estruturadas e efetivadas nas gestões municipais de Feira de Santana-BA, no período de 2009 a 2016, com vistas a compreender suas dinâmicas, princípios, estratégias de intervenção, agentes, contradições e suas relações com as formulações dos movimentos sociais negros. Desse modo, estabelecemos como objetivos específicos: a) discutir os processos de construção de uma educação para as relações étnico-raciais diante do contexto de políticas públicas desenvolvidas pelo Estado brasileiro; b) identificar e mapear as propostas e ações realizadas e planejadas pela Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana-BA; c) investigar a participação dos movimentos negros da cidade de Feira de Santana-BA nos processos de formulação e implementação das políticas educacionais para as relações étnico-raciais, no período de 2009-2016; d) analisar os princípios, os atores, a atuação, marcos e metas operacionais que compreendem as políticas educacionais para as relações étnico-raciais nas duas gestões municipais. Como hipótese de pesquisa, estabelecemos que a rede municipal de educação de Feira de Santana-BA possui políticas formuladas para o trabalho com as relações étnico-raciais que dialogam com os objetivos dos movimentos sociais negros, mas a irregularidade das ações, no âmbito da implementação, gera descontinuidades e fragmentações devido a ausência dos recursos institucionais, financeiros e humanos, bem como a indefinição sobre a prioridade no tratamento da questão étnico-racial e a falta de um programa de avaliação dessas políticas nas duas gestões. A pesquisa se fundamenta no método materialista histórico-dialético de compreensão da realidade associado às discussões teóricas dos campos das relações étnico-raciais e das políticas públicas. Para tanto, como metodologia utilizaremos análises documentais – com documentos oficiais e não-oficiais –, entrevistas semi-estruturadas – com os sujeitos que compõem a equipe responsável pela formulação e implementação das políticas no município e integrantes dos movimentos negros – e questionários – aplicados a uma amostra não-probabilística e intencional de 10% das escolas públicas, com questões elaboradas e analisadas a partir da escala Likert. Além disso, trabalharemos com a Análise do Discurso para o tratamento da maioria dos dados coletados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BENEDITO GONÇALVES EUGÊNIO
Externo ao Programa - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo ao Programa - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Presidente - 1227719 - PAULO SERGIO DA COSTA NEVES

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