Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISA AKEMI NAGATANI
09/06/2017 16:13
Verificado o contexto de consolidação da identidade do Mestrado Profissional brasileiro, curso alternativo de pós-graduação stricto sensuinstituído pela CAPES que visa a atender a demanda do mercado e da sociedade com formação de profissionais voltados para o setor produtivo e orientados para as necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores, este trabalho objetiva analisar a aplicabilidade da metodologia científica Design Science na didática do ensino prático dessa modalidade de pós-graduação, especificamente da área de Administração. Concebido inicialmente como a Ciência do Artificial (SIMON, 1996), a abordagem Design Science tem a primazia de gerar conhecimento acerca do ambiente estudado por meio da construção de artefatos que teriam como objetivo a solução de um problema ou a melhoria da condição humana (HEVNER et al., 2004; AKEN, 2004). A presente proposta de pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório, de natureza qualitativa, com método indutivo e pretende ser uma pesquisa básica para trabalhos futuros que poderão ampliar o escopo de análise da didática dos programas dos Mestrados Profissionais em Administração, considerando que este estudo se restringirá a analisar os trabalhos de final dos cursos. Assim sendo, caracteriza-se como uma pesquisa documental, cuja sistematização e procedimentos da técnica de análise serão aplicados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) das dissertações selecionadas. Pretende-se testar neste estudo a hipótese de que a pesquisa Design Science são na maioria das vezes desenvolvida na área de Administração no campo da Gestão de Sistemas de Informação (TRUEX; CUELLAR; TAKEDA, 2009) em função da falta de conhecimento da teoria por parte da comunidade acadêmica (HEVNER et al., 2004; VAN AKEN, 2005; DE SORDI; MEIRELES; SANCHES, 2011; DE SORDI; AZEVEDO; MEIRELES, 2015; DRESCH; LACERDA; MIGUEL, 2015), mas que sua abordagem tem grande aderência com os propósitos do curso dos Mestrados Profissionais em Administração e que a maioria das suas diretrizes já são praticadas em grande parte dos trabalhos desenvolvidos, consagrando-se como forte aliada no fortalecimento de seus programas, principalmente no contexto social (DE SORDI; AZEVEDO; MEIRELES, 2015).
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