UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Outubro de 2020


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Banca de QUALIFICAÇÃO: RONALTY OLIVEIRA ROCHA
02/06/2017 10:08


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONALTY OLIVEIRA ROCHA
DATA: 22/06/2017
HORA: 14:00
LOCAL: sala 47- PROPADM bloco departamental CCSA 02
TÍTULO: Estratégias de Inovação para Startups de Tecnologia da Informação: Uma Análise na Região Nordeste do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: : Inovação. Estratégias de inovação. Startups. Tecnologia de Informação.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
RESUMO:

A globalização e o avanço no uso de ferramentas de tecnologia da informação, associados a um maior nível de exigência dos clientes fez surgir uma maior competitividade entre as organizações em todos os cantos do mundo. Nesse contexto de competitividade ganha relevância as praticas de inovação, pelas quais as organizações inserem no mercado empresarial novos produtos, processos e formas de gestão com o intuito de otimizar processos produtivos e atrair, reter e fidelizar clientes.

Por seu potencial para fidelizar clientes e otimizar processos produtivos a inovação é vista, também, como um instrumento para alcance de vantagem competitiva e melhor desempenho empresarial. Contudo, não basta apenas que as organizações reconheçam a importância da inovação para o sucesso e sobrevivência de seus negócios, é preciso também que as empresas estejam atentas e aptas a seleção e implementação das melhores estratégias para inovação, mais que isso é necessário que as organizações saibam associar suas características internas com as mais adequadas estratégias para promoção e implementação de inovações.

Neste cenário em que inovação e organizações empresariais parecem andar juntas algumas modalidades de negócios se destacam por seu potencial para implementação de inovações, como é o caso das startups. As startups são empresas nascentes, geralmente de base tecnológica, com amplo potencial de crescimento e desenvolvimento de inovações pela inserção de novos produtos e serviços em negócios replicáveis.

Em conformidade com o contexto apresentado esse projeto de pesquisa tem como objetivo identificar as principais estratégias para inovação utilizadas por startups de tecnologia da informação da região Nordeste do Brasil. Através de um estudo de um estudo descritivo, explicativo e exploratório, de abordagem quantiqualitativa, essa pesquisa pretende, especificamente, conferir qual a tipologia de inovação mais adotada por startups; identificar o modelo teórico que mais se aproxima dos processos de inovação adotados por startups; analisar o grau de inovação em startups segundo a metodologia do radar da inovação e; analisar comparativamente as estratégias e o grau de inovação alcançado em startups de diferentes estados da região Nordeste.

A coleta de dados será realizada pelo uso do formulário do radar da inovação, com algumas adaptações, para a etapa quantitativa, e pelo uso de um roteiro de entrevista semiestruturado para a etapa qualitativa. Ainda na etapa quantitativa a análise dos dados consistirá em analises estatísticas como o teste de hipóteses e os testes do diagrama de caixas e bigodes, teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, teste de Kruskal-Wallis e do teste de homogeneidade das variâncias, todos a serem realizados com a utilização do software SPSS. Na etapa qualitativa os dados serão analisados por meio da análise de conteúdo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1692341 - EDWARD DAVID MORENO ORDONEZ
Interno - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Presidente - 1662887 - MARIA ELENA LEON OLAVE
Externo à Instituição - WANDERSON ROGER AZEVEDO DIAS

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