UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: KELYANE OLIVEIRA DE SOUSA
22/05/2017 10:53

DISCENTE: KELYANE OLIVEIRA DE SOUSA
DATA: 08/06/2017
LOCAL: Sala de aula do PPGPSI
TÍTULO: PROGRAMA DE HABILIDADES SOCIAIS NA ESCOLA: UMA FORMA DE COMBATE AO PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL.
PALAVRAS-CHAVES: Habilidades Sociais; Preconceito; Diversidade Sexual; Homofobia; Adolescentes; Sexualidade; Competência Social.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social

Analisa-se a efetividade de um programa de habilidades sociais na redução do preconceito contra a diversidade sexual e de gênero em adolescentes. Participaram do estudo 22 adolescentes com idades entre 14 e 17 anos, alunos do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Aracaju, Sergipe. Um desenho quase experimental de série temporal descontínua com pré-teste e pós-teste foi utilizado. No pré-teste verificou-se os níveis de habilidades sociais e de preconceito contra a diversidade sexual e de gênero dos adolescentes investigados. Em seguida, o tratamento experimental foi realizado através do treinamento de habilidades sociais voltado para questões sobre a diversidade sexual e, após uma semana do seu encerramento, executou-se o pós-teste, no qual os níveis de habilidades sociais e de preconceito contra a diversidade sexual e de gênero foram novamente aferidos. Os instrumentos utilizados no pré e no pós-teste foram: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e a Escala de Preconceito contra Diversidade Sexual e de Gênero. A intervenção contou com o total de 10 sessões semanais, de 50 minutos cada, com abordagem psicoeducativa e cognitivo-comportamental através de técnicas delineadas estrategicamente de acordo com o objetivo geral do estudo. Os resultados do pré-teste demonstraram que os jovens tinham um baixo desempenho no índice de frequência geral das habilidades sociais, assim como nas habilidades específicas relacionadas com a empatia, autocontrole, civilidade, assertividade, abordagem afetiva, desenvoltura social e nível moderado de preconceito contra a diversidade sexual e de gênero. Após a intervenção, os dados comparativos entre o pré e o pós-teste mostraram que houve redução significativa do nível de preconceito dos adolescentes e aumento significativo da frequência de emissão em três das seis subclasses de habilidades sociais, que foram: assertividade, abordagem afetiva e desenvoltura social.

Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Interno - 1692930 - ELDER CERQUEIRA SANTOS
Interno - 2519141 - ANDRE FARO SANTOS
Externo ao Programa - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS