Banca de QUALIFICAÇÃO: WLADEMYR DE MENEZES ALVES
11/05/2017 16:06
Na Grécia antiga, o teatro trágico era muitas vezes baseado nos mitos da tradição oral. Alguns autores usavam esse universo mitológico para produzir suas peças, criando, assim, uma nova história, ou ainda, outra versão da mesma história. Essa prática é muito parecida com o que acontece na fanfiction, uma história escrita por um fã, envolvendo os cenários, personagens e tramas previamente desenvolvidos no original. Baseado neste gênero textual, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica destinada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual em Aracaju-SE. Em termos gerais, a metodologia criada envolve oficinas que visam à leitura, à compreensão crítica e à elaboração de fanfictions. A orientação teórica em que se respalda a proposta reúne os conceitos metodológicos propostos por Roxane Rojo (2012), que trata do fomento, por parte da escola, de propostas de ensino que envolvam a multiplicidade cultural e semiótica da sociedade, as abordagens de Bakhtin acerca dos gêneros do discurso, destacando os vínculos destes gêneros com a atividade humana, de Foucault (2002) e Barthes (2004), que tratam do conceito de autoria, e de Campos (2013) e seu conceito de transcriação, além das discussões sobre as relações entre escrita e poder, em Gnerre (1991) e entre organismo e tecnologia, em Haraway (2000) e Maturana (2001). Para a sequência didática, necessária para a aplicação da proposta, serão utilizados os aportes de Maria Bordini e Vera Aguiar (1988), que discorrem sobre o Método Recepcional de leitura que incentiva os alunos à produção efetiva de textos, por contemplar as preferências textuais dos leitores, como também propõem a ampliação dessas preferências apresentando novas leituras aos alunos, promovendo assim a "ruptura do horizonte de expectativas". Desta forma, espera-se que tais estudantes participem das oficinas e adquiram a habilidade de produzir fanfics de forma colaborativa e que serão publicadas em um site com este fim como também o relato das experiências em saberes que servirão de modelos para outras experiências docentes nessa área.
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