UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: TELMO OLIVEIRA DE JESUS
10/05/2017 15:16


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TELMO OLIVEIRA DE JESUS
DATA: 12/06/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Seminários
TÍTULO: UMA TÉCNICA BASEADA EM EVENTOS PARA RASTREABILIDADE ENTRE REQUISITOS MODELADOS COM SysML
PALAVRAS-CHAVES: Gerenciamento de Requisitos, Rastreabilidade de Requisitos, Técnicas de Rastreabilidade, Ferramentas de Rastreabilidade, SysML, TAM.
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Gerenciar um projeto de software é uma tarefa cada vez mais complexa à medida que as exigências sobre a qualidade do produto final aumentam. Assim, é preciso um gerenciamento eficaz desde a concepção do projeto até a implantação e manutenção do software. Segundo literatura, a Engenharia de Requisitos é a fase que possui maior impacto em um projeto de software. As mudanças nos requisitos de software ocorrem ao longo do processo de software,desde a elicitação e análise de requisitos até a operação do software. A rastreabilidade de requisitos possibilita identificar a origem e a dependência entre os requisitos de software. Estudos mostram que as ferramentas e métodos de rastreabilidade de requisitos atuais são insuficientes e dificultam o uso prático da rastreabilidade. O objetivo deste trabalho foi a criação de uma técnica de rastreabilidade de requisitos combinada com uma linguagem de modelagem e que seja suportada por uma ferramenta. Para atingir este objetivo, foram utilizados como instrumentos de pesquisa a revisão bibliográfica, uma pesquisa do tipo estado da arte, análise comparativa,questionário e entrevistas. Inicialmente, foram realizadas análise das técnicas de rastreabilidadede requisitos e avaliação de ferramentas de rastreabilidade de requisitos com intuito de avaliarse as técnicas são utilizadas na prática, e se estão sendo apoiadas por ferramentas de software.Após estas análises, foi proposta uma técnica de rastreabilidade entre requisitos baseada emeventos utilizando conceitos da linguagem de modelagem SysML. Uma ferramenta de software foi desenvolvida para apoiar essa técnica. Sempre que um requisito é modificado, a ferramenta notifica aos stakeholders a alteração realizada nos requisitos do sistema por meio de e-mails.A técnica e a ferramenta foram avaliadas por vinte e quatro profissionais de tecnologia dainformação utilizando questionário, baseado no modelo TAM, que engloba os conceitos de utilidade percebida, facilidade de uso percebido e uso percebido, e entrevistas. Como resultado,foram observados a falta de relação entre as técnicas e as ferramentas pesquisadas e que o critériode comunicação automática com stakeholders não foi abordado em nenhuma ferramenta avaliada.Com relação à técnica e ferramenta propostas, observou-se uma ampla aceitação da técnica e da ferramenta. A aceitação das propostas foi realizada por profissionais com experiências variadasincluindo conhecimentos em sistemas legados e ERP.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1780222 - MICHEL DOS SANTOS SOARES
Interno - 426620 - LEILA MACIEL DE ALMEIDA E SILVA
Externo à Instituição - HEITOR AUGUSTUS XAVIER COSTA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5