UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA NABUCO FREIRE SIQUEIRA
09/05/2017 15:33

DISCENTE: BRUNA NABUCO FREIRE SIQUEIRA
DATA: 24/05/2017
LOCAL: Departamento de Nutrição. Sala de reuniões
TÍTULO: NEOFOBIA E SELETIVIDADE ALIMENTAR ENTRE PRÉ-ESCOLARES E FATORES ASSOCIADOS
PALAVRAS-CHAVES: comportamento alimentar, pré-escolar, dificuldades alimentares, consumo alimentar
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

O comportamento alimentar começa a ser desenvolvido ainda na infância e reflete nos hábitos alimentares praticados na idade adulta. O surgimento de dificuldades alimentares na infância, como a neofobia e a seletividade alimentar, comumente identificada na idade pré-escolar, é conhecido como uma importante causa da monotonia alimentar e pode acarretar consequências negativas no crescimento e desenvolvimento. Diante desse contexto, os pais e professores exercem papel fundamental no desenvolvimento do comportamento alimentar infantil, uma vez que agem como modelos de comportamento e influenciam diretamente as escolhas alimentares das crianças. Na literatura, há uma variedade de outros fatores associados à neofobia e a seletividade alimentar, porém com uma escassez de estudo que os relacionem com a prevalência, característica e intensidade, principalmente ao que se refere a literatura nacional. O presente estudo tem como objetivo investigar a neofobia e a seletividade alimentar entre pré-escolares e os fatores associados. Trata-se de um estudo observacional de caráter transversal que será realizado com pais e professores de crianças de 4 a 5 anos e 11 meses matriculadas em escolas de educação infantil de tempo integral, da rede pública e privada do munícipio de Aracaju. A amostra calculada foi de 501 crianças, das quais 318 serão provenientes de escolas privadas e 183 de escolas públicas. O comportamento alimentar infantil e os seus fatores associados, como o ambiente familiar, o acesso e disponibilidade aos alimentos e as atitudes alimentares adotadas pelos pais serão avaliados por meio da aplicação de quatro questionários semiestruturado com os pais das crianças participantes. A seletividade alimentar será avaliada através de uma pergunta de pesquisa específica e por um questionário estruturado baseado nas sub escalas do Child Eating Behaviour Questionnaire (CEBQ). Já para a avaliação da neofobia alimentar será utilizado a Child Food Neophobia Scale (CFNS). Também será aplicado um questionário com os professores, visando investigar as atitudes alimentares e estratégias adotadas frente às dificuldades alimentares das crianças. O estado nutricional das crianças será avaliado pelos índices IMC/idade e Estatura/idade, segundo padrão de referência da Organização Mundial de Saúde. A avaliação do consumo alimentar das crianças, será obtida por meio de um Questionário de Frequência Alimentar Semi-Quantitativo, aplicado numa sub amostra de pais das crianças de escolas públicas. A fim de avaliar a confiabilidade dos questionários utilizados, será calculado do α de Cronbach (aceitável >0,7) para avaliar consistência interna. Os modelos de regressão simples serão realizados para avaliar as associações dos fatores associados com a seletividade e neofobia alimentar. As análises de regressão usarão modelos lineares mistos generalizados. O método de seleção forward será usado para determinar o modelo de regressão múltipla final. O projeto será submetido para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da UFS.

Presidente - 2020815 - ANDHRESSA ARAUJO FAGUNDES
Interno - 2571568 - RAQUEL SIMOES MENDES NETTO
Externo ao Programa - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10