UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: KÁTIA MARIA LIMEIRA SANTOS
04/05/2017 11:34

DISCENTE: KÁTIA MARIA LIMEIRA SANTOS
DATA: 05/05/2017
LOCAL: Sala do PPGS
TÍTULO: Tecnologias da Informação e comunicação no ensino de matemática: uma abordagem da prática docente.
PALAVRAS-CHAVES: TIC. Ensino de Matemática. Prática Docente. Didática.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

A presente pesquisa busca investigar a prática docente do professor de Matemática ao utilizar as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), a partir de pressupostos teóricos do ensino da matemática, bem como identificar as TIC utilizadas em sua prática docente e analisar as concepções dos professores sobre os resultados ao utilizar o Software Geogebra. Para atingir os objetivos propostos optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa, com delineamento metodológico de estudo de caso utilizando-se das técnicas de observação e entrevista com dois professores que lecionam a disciplina Matemática em uma escola pública de Aracaju/SE. Para tanto, foi construído um quadro teórico, tendo como suporte os estudos de Borba (2014), Castells (2006), Kenski (2004, 2006, 2013 e 2016), Levy (1997), Moreira (2005), Nacarato (2013), Pais (2008), Pimenta (2006), Primo (2011) dentre outros autores que fundamentam a utilização das TIC no ensino de Matemática. A realização desse estudo possibilitou conhecer o contexto em que ocorreu a pesquisa, as ações dos sujeitos (P1 e P2) inseridos, e o espaço da investigação sobre as TIC como instrumento pedagógico através da utilização do Software GeoGebra. Como resultados alcançados, a priori, percebemos que os professores se utilizam das TIC como algo a mais para motivar os alunos, e em suas ações demonstraram uma prática docente que oportuniza a aprendizagem de todos os alunos, bem como integração com as TIC no ensino de matemática, mostrando que é possível uma didática que vislumbre a aprendizagem do aluno na contemporaneidade.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - VANI MOREIRA KENSKI