UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA SANTOS DE SOUSA MATOS
03/05/2017 12:57

DISCENTE: FABIANA SANTOS DE SOUSA MATOS
DATA: 02/06/2017
LOCAL: Auditório do departamento de letras estrangeiras.
TÍTULO: NARRATIVAS DE VIDA EM STOP MOTION – UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Produção textual. Retextualização. Processo de ensino-aprendizagem de línguas. Multissemioses.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este trabalho objetiva investigar a produtividade de práticas de linguagem que permitam promover o estudo de recursos linguístico-discursivos na produção de textos e o resgate dos usos sociais da linguagem por estudantes do 7º ano do ensino fundamental, matriculados em um colégio estadual localizada em Brejo Grande/SE. Considerando as atividades diagnósticas realizadas em 2016, identificamos muitas dificuldades dos estudantes na organização dos discursos (direto, indireto e indireto livre), especialmente em atividades de retextualização (MARCUSCHI, 2001) de textos orais para a escrita. Ao tomar por base o caráter dialético da linguagem (BAKTHIN, 2006 [1929]) e a necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para os estudantes, o que tem sido favorecido pelo desenvolvimento dos multiletramentos na escola, definimos como produto final deste trabalho a produção de animações, em stop motion, produzidos a partir do reconto de histórias vivenciadas por pessoas mais velhas da cidade – com a finalidade de dar voz a essas pessoas – que servirão de base a produção de curtas em sala de aula. A metodologia está organizada em três etapas: em primeiro lugar, ocorrerá a coleta de histórias junto aos membros da comunidade brejo-grandense; em segundo, a produção dos textos que permitirão o registro das histórias contadas, servindo também de base para a produção do roteiro dos curtas; por fim, os estudantes, em grupos, produzirão animações que serão partilhadas com todos os envolvidos no projeto. Em síntese, pretendemos envolver os estudantes em práticas de linguagem que ultrapasse os limites da escola, desenvolver atividades de escrita com função social, histórica e cultural e ainda favorecer práticas de multiletramentos por meio de tecnologias que permitam conectar os conteúdos curriculares às situações de vida em sociedade. Entendemos que a relevância deste estudo está circunscrita à opção por partir de textos orais, coletados em momentos informais, para a produção de textos multissemióticos, o que possibilitará a valorização de todos os envolvidos neste projeto de pesquisa.

Externo à Instituição - EDUARDO LOPES PIRIS
Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO