UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: VINICIUS LIMA OLIVEIRA
26/04/2017 16:39

DISCENTE: VINICIUS LIMA OLIVEIRA
DATA: 22/05/2017
LOCAL: Auditório do DLES-CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO
TÍTULO: A RELIGIOSIDADE EM UNIVERSITÁRIOS DA GERAÇÃO Y NA CRISE DA MODERNIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Geração Y, modernidade, universitários, religiosidade.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: Teologia Pastoral

O problema que orientou o desenvolvimento desse trabalho foicompreender as particularidades da religiosidade em universitários membrosda geração Y, tendo como “pano de fundo” o contexto sociocultural recente, ouseja, a modernidade contemporânea. Para investigação do problema proposto,adotamos como objeto de pesquisa 190 jovens universitários, alunos da UFS -Universidade Federal de Sergipe, com idade entre 18 e 30 anos. No que dizrespeito a metodologia, desenvolvemos pesquisa bibliográfica sobre amodernidade atual - que aqui definimos como crise da modernidade - e sobrea questão das novas gerações, com atenção especial para a geração Y. Então,num segundo momento utilizamos como ferramenta analítica a pesquisa decampo. As interpretações apresentadas nessa obra, fruto dos dados coletadose da revisão de literatura citada, sugerem que as novas gerações emambientes universitários assumem uma religiosidade sensivelmente peculiar secomparadas com gerações anteriores.

Presidente - 2133998 - CARLOS EDUARDO BRANDAO CALVANI
Interno - 1333247 - LUIS AMERICO SILVA BONFIM
Interno - 2178463 - JOSE RODORVAL RAMALHO
Externo à Instituição - JOANILDO BURITY