UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Setembro de 2021


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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOELMA MARCIA SANTOS DE OLIVEIRA
26/04/2017 09:31


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOELMA MARCIA SANTOS DE OLIVEIRA
DATA: 12/05/2017
HORA: 11:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: DO TEXTO AO POEMA VISUAL: VAMOS EXPLORAR A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS?
PALAVRAS-CHAVES: Poema concreto, oficinas, leitura, escrita/reescrita, TDIC's.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este Trabalho de Conclusão Final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS, apresenta uma proposta de intervenção pedagógica destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, oriundos de uma escola pública da rede municipal de ensino, no município de Euclides da Cunha - BA. Em termos gerais, a metodologia criada envolve oficinas líricas que visam à leitura, à compreensão crítica e à elaboração de poemas, em especial de poemas concretos, caracterizados pela presença do nível gráfico no poema. A orientação teórica em que se respalda a proposta reúne os conceitos metodológicos propostos por Rildo Cosson (2011), que trata da Sequência Básica discutindo questões importantes como decodificação, interpretação, construção de sentido de um texto, etapas fundamentais para a efetivação do letramento literário; os de Joaquim Dolz, Michele Noverraz e Bernard Schneuwly (2004), que abordam a Sequência Didática, um trabalho sistemático que permite ao aluno o domínio de gêneros e de situações comunicativas; os de Maria Bordini e Vera Aguiar (1988), que, por intermédio do Método Recepcional de leitura do texto literário, incentivam nos alunos à leitura efetiva, por contemplar as preferências textuais dos leitores, mas também propõem a ampliação dessas preferências apresentando novas leituras e/ou gêneros aos alunos, promovendo assim a "ruptura do horizonte de expectativas". Para a efetivação dessa proposta metodológica, buscaram-se práticas que contemplassem o uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC’s) a fim de que a motivação, empenho e habilidades com a linguagem interativa sejam fatores positivos durante o processo ensino-aprendizagem sugerido nesta dissertação. Como corpus literário a ser trabalhado nas diversas etapas da proposta, optou-se por uma reunião de poemas e canções brasileiras modernas e contemporâneas, além dos poemas concretos, cuja concepção criativa está na base da atividade de produção textual que configura a etapa culminante da metodologia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo à Instituição - Anélia Montechiari Pietrani

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