Banca de QUALIFICAÇÃO: JANES SANTOS SILVA
26/04/2017 09:31
Há muito se observa que as novas tecnologias trouxeram transformações à sociedade, entre elas, novas formas de interagir e de transmitir o conhecimento, colaborando efetivamente com os processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto o ensino híbrido desponta como uma prática inovadora na educação. Em nossa pesquisa, pretendemos demonstrar como esse tipo de ensino, que mescla o presencial com o virtual, adaptando a sala de aula convencional às novas tecnologias, pode ser utilizado na personalização das ações de ensino e de aprendizagem. Assim esta pesquisa pretende analisar e discutir possibilidades do ensino híbrido na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, repensando o papel do aluno e do professor em sala de aula e em que medida essa nova forma de pensar pode representar uma mudança na prática social, a fim de potencializar a aprendizagem e desenvolver os estudantes para o exercício pleno da cidadania. Para isso, procura-se compreender a educação de jovens e adultos em seu amplo contexto, discorrendo-se sobre seu percurso e alguns dos entraves por que passou até os dias atuais. Procuramos destacar a diversidade que apresenta o aluno integrante dessa modalidade de ensino e, portanto a necessidade de uma personalização do ensino, que pode ser alcançada através da utilização das novas tecnologias em sala de aula. Sendo assim propusemos uma experiência com o ensino híbrido, a partir do modelo de rotação por estações, utilizando como ponto de partida o poema Rapsódia Sergipana, de Stella Leonardos que resgata a cultura sergipana e servirá como base para construção de um exemplo de aula híbrida em que o professor poderá contribuir para que a educação de jovens e adultos atenda sua grande diversidade de grupos, e possa colocar em prática a personalização do ensino, utilizando-se das novas tecnologias. Autores e autoras como Stephanou e Bastos (2005), Lima e Moura (2015), Bacich (2015), e Christensen, Horn & Staker (2017), entre outros/as, integram a base teórica de nossa abordagem.
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