Banca de QUALIFICAÇÃO: THADEU VINICIUS SOUZA TELES
18/04/2017 07:39
Este trabalho busca analisar a configuração do Inglês como principal língua dentro do contexto da formação comercial para os negócios luso-britânicos, e em seguida brasileiro-britânicos, com a abertura dos portos. Levando-se em conta que do aperfeiçoamento dos comerciantes dependia o desenvolvimento do setor de comércio português, interessava a Pombal aparelhar os homens de negócio com noções das línguas estrangeiras que fossem úteis na realização de transações comerciais, em especial a Língua Inglesa, devido à longeva aliança comercial entre Inglaterra e Portugal. A proposta teórico-metodológica que mais se aproxima das necessidades desta pesquisa é o método indiciário de Ginzburg (1986, p. 149-150), o qual tem seu paradigma centrado no uso de dados considerados reveladores ainda que residuais ou marginais. Para observar os ensinamentos comerciais ministrados através das Aulas de Comércio e estendidos às demais manifestações de formação comercial, como institutos, escolas de comércio e liceus até meados do século XIX, serão utilizados textos da legislação referente à matéria, com merecido destaque para excertos reproduzidos de Cartas de Lei, Alvarás, Decretos e Estatutos. Em sintonia com os estudos da história da educação, as contribuições de pensadores como Sanches (2003), Verney (1746), Locke (1779), entre outros, serão recuperadas para a racionalização do ensino.
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