Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILDA EVANGELISTA DO NASCIMENTO CARVALHO
10/04/2017 07:24
A presente tese tem por tema de estudo as públicas de educação do campo e, por objetivo principal analisar quais os nexos e relações entre a licenciatura em educação do campo do contexto da expansão da educação superior e o projeto de educação demandando pelos movimentos sociais para a formação de professores. O estudo é orientado pelo materialismo histórico dialético, pois tem como fonte o conhecimento da realidade concreta, neste caso as contribuições do curso para orientação e pratica dos docentes no contexto da educação do campo, bem como a intencionalidade de desvelar os desafios e perspectivas encontradas no processo de implantação destes cursos. Tem como fontes de investigação: pesquisa documental (legislações, editais, decretos e PPCs) dos cursos de licenciatura em educação do campo e entrevista com coordenadores de cursos. A pesquisa realizada no proporcionou identificar inicialmente alguns desafios que impedem a materialização dos cursos nas universidades, a saber, a falta de autonomia na gestão de recursos pelas instituições, à resistência no ingresso por vestibular específico, às precárias condições para o desenvolvimento da alternância tanto no tempo acadêmico como no tempo comunidade.
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