UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR
05/04/2017 07:16

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR
DATA: 19/04/2017
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-UFS
TÍTULO: A LICENCIATURA EM HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE E SUAS MODALIDADES DE ENSINO: História e memórias
PALAVRAS-CHAVES: : O curso de História na UFS. Educação comparada. Modalidades de ensino a distância e presencial. Memórias.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

A presente tese se propôs em comparar as diferenças e as semelhanças encontradas nos processos formativos das modalidades educativas a distância e presencial, do curso de História da Universidade Federal de Sergipe- UFS. Defendo a tese que este curso, seja a distância ou presencial, apresentam diferenças e semelhanças significativas no processo ensino-aprendizagem, não só ocasionadas pela natureza da modalidade adotada e, sim pela trajetória histórica construída pelos sujeitos envolvidos em cada um dos percursos formativos, como também das condições efetivas de realização dos respectivos cursos, levando em consideração os egressos formados no período de 2010 a 2014. Período este marcado pelas primeiras colações dos cursos a distância nesta instituição. O campo eleito para este estudo foi o histórico, tomando como dimensão a Nova História Cultural, a cultura como matéria-prima para a construção do conhecimento por meio das relações entre os homens. Nesse percurso, minha opção foi pela História do tempo presente, que me permitiu refletir sobre as modalidades e os mecanismos de incorporação do social pelos indivíduos de uma mesma formação, situando os aspectos metodológicos e tratamento das fontes no âmbito da História da Educação Comparada. Até o final deste trabalho, pretendo comparar: os processos pedagógicos construídos, em seus aspectos gerais, na relação pedagógica entre os sujeitos envolvidos com/sem a presença física do professor, na relação professor/tutor/ alunos, nas formas de ensinar e aprender, no uso pedagógico do espaço da sala de aula e no uso dos materiais didáticos pelos acadêmicos; as contribuições e/ou negligências de ambos os percursos para a formação do profissional docente; os impactos de ambas as formações sobre a vida pessoal, acadêmica e profissional dos egressos licenciados em História. Como o curso de História presencial nasceu décadas antes do curso de História a distância, trouxe um breve histórico de ambas as trajetórias desde o seu nascedouro. Utilizei como fontes para alcançar os objetivos desta pesquisa: documentais, leis, decretos, relatórios, resoluções, convênios e adentrei na História Oral, em cuja materialidade, a memória emerge em forma das narrativas. Por meio de entrevistas semiestruturadas, colhi as narrativas de egressos, professores, tutores e gestores, envolvidos nos processos educativos. Utilizei como filtros para selecionar os entrevistados: a divisão do estado de Sergipe por mesorregiões e apenas interessa para este estudo os egressos que se encontram trabalhando em sua área de formação. Foram enquadrados nestes pré-requisitos: 08 licenciados, destes 07 participaram das entrevistas. Até o momento algumas constatações foram evidenciadas: os egressos do curso a distância têm dificuldade em conciliar o papel de estudante com tantos outros, e valorizam esta modalidade como uma grande oportunidade para cursar o nível superior, eles creditam muita seriedade ao percurso formativo, apesar de sentirem, que, muitas vezes, precisam assumir grande parte da responsabilidade pela aprendizagem dentro do processo educativo, atribuem qualidade significativa ao material conteudista do curso, a fase de implementação foi bem aceita por todos os profissionais do departamento; a pesar das falhas do processo de comunicação e falta de condições favoráveis para uma implementação adequada, os egressos a distância foram afetados positivamente na sua vida pessoal, acadêmica e profissional, conseguiram crescer como humanos e profissionais da área. O estudo comparado só será possível, com a continuidade desta pesquisa, quando estudar com profundidade as duas modalidades, principalmente, o curso de História presencial.

Presidente - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO