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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO ROGÉRIO MENEZES DE SANTANA
05/04/2017 07:15


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO ROGÉRIO MENEZES DE SANTANA
DATA: 18/04/2017
HORA: 14:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-UFS
TÍTULO: HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE GESTORES: POLÍTICAS PÚBLICAS DE INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SERGIPE (2000- 2015)
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias da Digitais da Informação e Comunicação. Política Pública de Educação. Discurso. Gestores.
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

As tecnologias digitais da informação e comunicação –TDIC têm provocado mudanças significativas em diferentes aspectos da vida contemporânea. Na educação, vem sendo usada para estimular e apoiar os estudos, mais recentemente, tem sido gestado em novos modos de ensinar e de aprender. A partir dessa perspectiva, como pedagogo, procurei, como objetivo geral, compreender, do ponto de vista histórico, como tem sido o processo de implementação e funcionamento das políticas públicas de inserção das TDIC na Educação Básica nos discursos de gestores que atuaram e atuam na rede pública de ensino de Sergipe, nos anos de 2000-2015. E, como objetivos específicos: Identificar os programas voltados para a inserção das TDIC às escolas públicas; descrever processos de implementação dessas políticas na Rede Estadual de Ensino de Sergipe - SEED; relatar os discursos da equipe gestora e equipe técnica, responsáveis pela inserção das TDIC nas Diretorias Regionais de Educação- DRE, na SEED e nos Núcleos de Tecnologias Educacionais- NTE, destacando os limites e os desafios nesse processo O recorte temporal inicial se justificou pelo compromisso mantido do Estado brasileiro em inserir as TDIC no Fórum Mundial de Educação em Dakar, no ano de 2000, no Brasil, ocorreu a reformulação de projetos como o Programa de Informática na Educação - ProInfo. E, o recorte final, por estar ocorrendo no Brasil, movimentos políticos de Estado para alterações das propostas políticas em educação básica em razão da concepção de educação do governo atual. Desse modo, o instrumento metodológico empregado para a análise dos dados foi a análise de discursos, com base em Foucault (2014a; 2014b; 2010; 1999; 2007). Além disso, busquei enunciados discursivos em leis com amplitude nacional e local e documentos desses setores e seções da SEED. Foram selecionados no universo dos gestores que atuaram e atuam nas referidas localidades 13 sujeitos para realização das entrevistas, representando setores da SEED. Para compor a história e memórias dessas políticas, tomei referências como Halbwachs (1990), Le Goff (2000) e Montenegro (2013) na análise de memórias dos sujeitos, e, para as fundamentações no que concerne as concepções de História usei também Certeau (2015), Bloch (2001), Barros (2010) e de Foucault, dentre outras. Análises iniciais dos enunciados têm demostrado que o Estado de Sergipe tem operado de forma a recepcionar políticas de inclusão de TDIC na educação, mantendo o status de Estado de Direito, porém, demostrado que a implementação dessas propostas somente se efetiva por ter coparticipantes de micro poderes na (re) constituição dessas propostas (FOUCALT, 2010).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES

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