Banca de DEFESA: LUZILEIDE SILVA DOS SANTOS
31/03/2017 15:17
A pesquisa busca observar como a montagem empregou os diversos elementos imagéticos e sonoros para constituir as narrativas do documentários sergipano. Ao entendermos que a montagem cinematográfica, mais do que uma simples técnica, é um princípio de criação através do qual os elementos são estruturados por uma determinada ordem forjando histórias dramática, cômicas, abstratas, reflexivas, etc., procuramos verificar como a seleção e ordenação das tomadas, dos planos, das falas, dos sons que compõem a narrativa são escolhas e guardam uma determinada vinculação com a representação do real. Neste estudo buscamos compreender a estruturação dos documentários sergipanos contemporâneos que compreendem os vencedores da Mostra Competitiva de Curtas Sergipanos, realizada pelo Festival Ibero Americano de Cinema – Curta-Se, entre 2005 e 2015. Para isso observaremos os processos operacionais, que de acordo com Fernando Morales Morante (2013) consistem em operações técnicas que selecionam e ordenam os elementos e também conceituais com procedimentos que elaboram a produção de discursos, sensações e sentimentos.
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