UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 30 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: XÊNIA L'AMOUR CAMPOS OLIVEIRA
29/03/2017 15:48


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: XÊNIA L'AMOUR CAMPOS OLIVEIRA
DATA: 12/04/2017
HORA: 09:00
LOCAL: sala 47-PROPADM
TÍTULO: Inovação aberta na indústria de semicondutores: uma análise com as design houses brasileiras.
PALAVRAS-CHAVES: : Inovação aberta, indústria microeletrônica, semicondutores, design house, fontes externas de conhecimento.
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais as práticas de inovação aberta são adotadas pelas design houses brasileiras no desenvolvimento conjunto de projetos de circuitos integrados, com base no modelo adaptado de Chesbrough (2012) e Gassmann e Enkel (2004). Para isso, a metodologia adotada foi de caráter quanti-qualitativa, e a pesquisa foi dividida em duas etapas, na primeira delas uma survey foi realizada, com aplicação de questionários com as design houses brasileiras vinculadas ao programa CI-Brasil e especialistas da área de microeletrônica, além de análise documental, seguida pela realização de entrevistas semiestruturadas com alguns dos participantes da primeira etapa. Para analisar os dados quantitativos foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, e os testes do qui-quadrado e binomial para testar as hipóteses de pesquisa, quanto aos dados qualitativos, a técnica de análise de conteúdo foi empregada. Os resultados mostraram que as design houses estudadas implementam algumas práticas de inovação aberta no desenvolvimento de projetos de circuitos integrados, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de novos produtos, acessar novos conhecimentos e competências, além de atrair recursos financeiros, sendo as práticas referentes ao processo de entrada as mais frequentemente adotadas. Os resultados encontrados também apontaram que as design houses e os especialistas da área procuram controlar e proteger a propriedade intelectual por meio do registro de patentes, no entanto, a maioria dos respondentes afirma que essa proteção deve ocorrer caso a inovação desenvolvida seja economicamente viável, além disso, os parceiros externos e suas contribuições para os projetos de inovação das empresas foram ressaltados como importantes tanto pelas design housesquanto pelos especialistas da área. Cabe também ressaltar o papel importante exercido pelo governo para promover a consolidação da indústria, por meio de ações governamentais e fomento à estruturação de políticas públicas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1692341 - EDWARD DAVID MORENO ORDONEZ
Presidente - 1662887 - MARIA ELENA LEON OLAVE
Interno - 2501207 - VERUSCHKA VIEIRA FRANCA
Externo à Instituição - WANDERSON ROGER AZEVEDO DIAS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12838-31cfbbda77