UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: CRISTIANE FEITOZA DANTAS
28/03/2017 14:00


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE FEITOZA DANTAS
DATA: 20/04/2017
HORA: 15:00
LOCAL: sala do PROPADM
TÍTULO: "FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE SERGIPE."
PALAVRAS-CHAVES: Estratégia; Processo Estratégico; Formulação e Implementação de Estratégias, Assistência Estudantil.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

As organizações constroem e desconstroem suas atividades com o intuito de estabelecer a sua permanência no mercado. Isto é um ciclo contínuo, e é analisado no campo da estratégia organizacional que estuda a mudança e a sustentabilidade organizacional. Compreende-se que não é fácil adaptar-se às mudanças organizacionais, visto que é necessário muito empenho e dedicação para compreender o ambiente e então poder tomar decisões estratégicas adequadas aos objetivos organizacionais. O modo como as posições estratégicas de uma organização são influenciadas por seus processos de decisão e seus sistemas administrativos retrata o processo estratégico. Estudar a decisão estratégica proporciona um desafio em encontrar teorias e metodologias apropriadas para harmonizar as questões mais voluntaristas da decisão estratégica singular e os limites apontados pelo ambiente no qual a organização se encontra. Diante disso, o objetivo deste estudo foi investigar o processo de formulação e implementação das estratégias do programa de assistência estudantil de uma instituição pública de Sergipe. A base teórica abrangeu os seguintes assuntos: processo estratégico, formulação e implementação das estratégias e um breve delineamento sobre assistência estudantil. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório-descritiva. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso único. Com o intuito de maximizar o aprendizado, o caso foi escolhido de forma intencional e por acessibilidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, documentos e observação não-participante e foram analisados por meio da análise de conteúdo. Quanto aos resultados obtidos, constatou-se a existência de estratégias tanto deliberadas como emergentes, evidenciou-se a harmonia entre o exploration e o exploitation com a imaginação disciplinada. Percebeu-se que os implementadores executam bem as estratégias planejadas pelos formuladores, porém verificou-se que não há um controle efetivo da implementação das estratégias por parte dos formuladores. Constatou-se também a ausência de feedback estratégico e de resistência no processo de implementação estratégica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2550927 - JEFFERSON DAVID ARAUJO SALES
Presidente - 2026687 - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO
Externo à Instituição - SILVIA MARIA SANTOS MATOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12646-2c874e3307