UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: KAMILLA VENTURA DA SILVA LOPES
26/03/2017 13:48

DISCENTE: KAMILLA VENTURA DA SILVA LOPES
DATA: 27/03/2017
LOCAL: Departamento de Física - Sala de reuniões -Primeiro andar
TÍTULO: O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Astronomia; processos de ensino e aprendizagem; formação de professores
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A educação em Astronomia ainda é pouco vivenciada aqui no Brasil. Os cursos de licenciatura em Física que, em princípio, deveriam também contemplar conteúdos ligados à Astronomia, pouco abordam sobre essa ciência em disciplinas obrigatórias. Em alguns cursos, temas claramente relacionados à Astronomia são parte do conteúdo de disciplinas optativas. Embora, observe-se um crescente interesse por investigações sobre o tema em estudos em pós-graduação. Considerando que conhecimentos sobre Astronomia também podem ser abordados nas licenciaturas em Física em atividades que não sejam disciplinas, buscamos desenvolver uma oficina didática sobre conteúdos de Astronomia tendo como participantes alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física na Universidade Federal de Tocantins, Campus Araguaína. As atividades buscaram motivar os estudantes para a discussão sobre conteúdos de Astronomia, considerando-se a interligação dessa ciência ao cotidiano. As atividades desenvolvidas com os alunos foram planejadas no formato de oficina, buscando promover o desenvolvimento de competências e habilidades descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental no que se refere à Astronomia. Ao final das atividades, concluímos que a oficina foi efetiva em despertar o interesse dos alunos para a discussão sobre conceitos da Astronomia e sobre a importância dos conhecimentos dessa ciência para a formação do professor de Física. Conclui que esse tipo de atividade contribui para minimizar as lacunas na formação inicial do professor de Física com relação a conhecimentos básicos sobre Astronomia.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Externo ao Programa - 1973027 - SERGIO SCARANO JUNIOR

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf