Banca de DEFESA: KAMILLA VENTURA DA SILVA LOPES
26/03/2017 13:48
A educação em Astronomia ainda é pouco vivenciada aqui no Brasil. Os cursos de licenciatura em Física que, em princípio, deveriam também contemplar conteúdos ligados à Astronomia, pouco abordam sobre essa ciência em disciplinas obrigatórias. Em alguns cursos, temas claramente relacionados à Astronomia são parte do conteúdo de disciplinas optativas. Embora, observe-se um crescente interesse por investigações sobre o tema em estudos em pós-graduação. Considerando que conhecimentos sobre Astronomia também podem ser abordados nas licenciaturas em Física em atividades que não sejam disciplinas, buscamos desenvolver uma oficina didática sobre conteúdos de Astronomia tendo como participantes alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física na Universidade Federal de Tocantins, Campus Araguaína. As atividades buscaram motivar os estudantes para a discussão sobre conteúdos de Astronomia, considerando-se a interligação dessa ciência ao cotidiano. As atividades desenvolvidas com os alunos foram planejadas no formato de oficina, buscando promover o desenvolvimento de competências e habilidades descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental no que se refere à Astronomia. Ao final das atividades, concluímos que a oficina foi efetiva em despertar o interesse dos alunos para a discussão sobre conceitos da Astronomia e sobre a importância dos conhecimentos dessa ciência para a formação do professor de Física. Conclui que esse tipo de atividade contribui para minimizar as lacunas na formação inicial do professor de Física com relação a conhecimentos básicos sobre Astronomia.
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