Banca de DEFESA: NADJA TATIANE PINHEIRO COELHO RAMOS
15/03/2017 06:12
Sob uma perspectiva sociocognitivista-interacionista, a leitura é um processo cognitivo e sociocultural. O processamento textual envolve o que acontece dentro da mente e fora dela, conhecimentos linguísticos e extralinguísticos. Assim, a construção de sentidos na leitura de textos se dá na interação de sujeitos, em situações comunicativas contextualizadas sócio-histórico-culturalmente e representadas na memória simbólica. O texto é, então, lugar de interação, por meio do qual agimos em sociedade. A par disso, o objetivo deste estudo é apresentar a contribuição da aplicação de atividades práticas de ensino, fundamentadas em teorias da Linguística Textual e desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. A proposta educativa foi aplicada com alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Prof. Joaquim Vieira Sobral, na cidade de Aracaju, Sergipe. Além da descrição das bases teórico-metodológicas, são apresentados os resultados da efetiva aplicação e um Caderno Pedagógico como sendo um produto prático, exequível e replicável, organizado em Sequência Didática e destinado ao professor de língua portuguesa. A proposição prática objetiva a construção e ampliação de sentidos na leitura do gênero textual provérbio. Para tanto, relacionam-se princípios de projeção de propriedades da Teoria da Metáfora Conceptual (TCM), de Lakoff & Johnson ([1986] 2009) à perspectiva sociocognitiva e interacional da leitura. As concepções de língua, texto e leitura foram respaldadas, fundamentalmente, em Marcuschi (2008). Os critérios que definem a análise dos provérbios encontram-se em Obelckvich (1996) e Xatara (2010). Além disso, nossa Sequência Didática baseou-se nos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os resultados deste trabalho indicam que estratégias de leitura são viáveis para o desenvolvimento da compreensão textual e que a consideração de aspectos linguísticos e extralinguísticos, numa abordagem interativa, pode corroborar para a competência comunicativa de alunos do ensino fundamental.
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