Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEITON RODRIGUES DE VASCONCELOS
13/03/2017 13:34
A questão da proteção à propriedade intelectual se apresenta como uma área crucial para apoiar o processo de desenvolvimento de qualquer país, tendo em vista que é nesse âmbito que estão ocorrendo as maiores disputas estratégias por meio da exploração de patentes e marcas, pela reprodução de obras artísticas e literárias, e também pela proteção do patrimônio genético. Assim o diagnóstico preciso das demandas permite tanto aos formuladores quanto implementadores dos programas e políticas governamentais identificar pontos de estrangulamento e evidenciar características prioritárias que contribuam para um melhor desempenho do serviço que está sendo oferecido. Nesse sentido, a proposta desse trabalho apresenta um modelo de avaliação do desempenho do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) que contemple a percepção dos usuários sobre os serviços oferecidos pelo instituto e formas para a resolutividade dos problemas categorizados. Para isso a Escala SERVQUAL foi utilizada para mensurar as características do serviço de acordo com cinco grupos de perguntas que contemplam: aspectos tangíveis, credibilidade, responsividade, garantia e empatia, relacionado com a metodologia TRIZ (Teoria da Resolução Inventiva de Problemas), para propor soluções para os problemas mais evidenciados tento em vista os gaps de expectativa e percepção acerca do INPI. A integração entre estas duas metodologias permite a formulação de novas estratégias não somente através de funções úteis/desejadas, mas também, de funções neutras e funções prejudiciais/indesejadas, comumente não contemplados em outros modelos de investigação.
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