UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUNIOR LEAL DO PRADO
08/03/2017 14:44

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUNIOR LEAL DO PRADO
DATA: 21/03/2017
LOCAL: Auditório do DTA/UFS
TÍTULO: A GESTÃO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: educação profissional e tecnológica, inovação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), constituída pela Lei nº 11.892/2008, apresenta um modelo institucional inovador em termos de proposta político-pedagógica e está previsto que suas instituições se adequem à Lei de Inovação Tecnológica através da criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). Dentre as atribuições dos NITs, destaca-se a proteção das propriedades intelectuais e a transferência de tecnologias geradas nas instituições. Nesta pesquisa, objetivamos realizar um estudo sobre a gestão de transferência de tecnologia na RFEPCT visando a proposição de um modelo de gestão de transferência de tecnologia que permita dinamizar a relação entre as instituições da RFEPCT e as empresas. Para isto, inicialmente, desenvolveu-se um estudo prospectivo na base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para aferir os pedidos de proteção de propriedades intelectuais pelos NITs das instituições da RFEPCT no período de 2009 a 2015 visando conhecer o atual cenário de desenvolvimento de tecnologias; além de evidenciar o impacto das políticas públicas na expansão da RFEPCT. Embora a implantação dos NITs não esteja consolidada em todas as instituições da RFEPCT, constata-se através dos resultados parciais que nos últimos anos a implementação dos NITs apresentou um crescimento significativo e relevante das propriedades intelectuais. As instituições das regiões geográficas Nordeste, Sul e Sudeste possuem um maior número de propriedades intelectuais quando comparadas as das regiões Centro-Oeste e Norte, apontando a necessidade de maiores investimentos em políticas públicas com intuito de fomentar a pesquisa aplicada e, por consequência, a inovação tecnológica.

Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Presidente - 2468009 - ANTONIO MARTINS DE OLIVEIRA JUNIOR
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo à Instituição - RUTH SALES GAMA DE ANDRADE