UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ALDIRENE PINHEIRO SANTOS
07/03/2017 16:35

DISCENTE: ALDIRENE PINHEIRO SANTOS
DATA: 28/03/2017
LOCAL: Sala de Estudos do NPGECIMA
TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DO MODELO CTS NAS ESCOLAS PÚBLICAS CENTROS DE EXCELÊNCIA DA CIDADE DE ARACAJU/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Química, CTS, Centros de Excelência, ProEMI
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação

Tradicionalmente o ensino de Química é trabalhado de forma descontextualizada, exigindo dos alunos a memorização excessiva de fórmulas e conceitos que em nada lhes servirão para viverem em uma sociedade tecnocientífica. Neste sentido, o modelo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) surge como uma alternativa viável por promover uma educação científica que permite ao aluno o conhecimento químico de forma contextualizada e o desenvolvimento de valores que proporcionam a formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres sociais, auxiliando-os nas tomadas de decisões responsáveis sob a ótica da ciência, da tecnologia e da sociedade. O presente trabalho teve como objetivo verificar em que medida as inovações no Ensino de Química estão presentes no projeto político pedagógico das escolas Centros Experimentais do Estado de Sergipe (Colégio Estadual Marco Maciel, Colégio Estadual Vitória de Santa Maria e o Colégio Estadual Atheneu Sergipense) e quais as percepções que os professores de Química dessas escolas têm do modelo CTS. A escolha das escolas foi baseada no fato destas fazerem parte do programa de políticas públicas “Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)” e apresentarem uma proposta diferenciada de ensino, que visa além de resolver os problemas comuns do ensino médio (evasão, repetência, distorção idade/série), a formação e o aprimoramento dos jovens, incluindo a formação ética e cidadã, o desenvolvimento intelectual e do pensamento crítico bem como a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos, relacionando a teoria com a prática, privilegiando assim o caráter interdisciplinar da Educação.A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa e explicativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista semiestruturada e o questionário VOSTS (Viewson Science-Tecnology-Society). A análise dos resultados foi feita utilizando-se a análise de conteúdos de acordo com Bardin. Foram entrevistados cinco professores dos quais três afirmaram utilizar o modelo CTS como estratégias de ensino, um conhece o modelo mas não faz uso, enquanto que um outro o desconhece. Este trabalho de pesquisa foi realizado com os três professores que afirmaram conhecer e utilizar o modelo CTS em suas aulas.

Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Externo ao Programa - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Presidente - 396753 - SAMISIA MARIA FERNANDES MACHADO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf