Banca de DEFESA: VANDO KLEBER SANTOS SOARES
06/03/2017 16:55
O ensino demasiado expositivo, agravado pela forte matematização que reduz a aprendizagem a um conjunto de fórmulas e cálculos, são uma constante no ensino-aprendizagem de Física. Nesse modelo o ensino se mostra pouco dialogado produzindo uma aprendizagem passiva e mecanicista. O método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), tradução do inglês Problem Based Learnig (PBL), se mostra como alternativa a formação em Física. Esse método tem se firmado cada vez mais em diferentes cursos no ensino superior, onde surgiu, e vem ganhando espaço nos outros níveis de ensino, visto a sua vocação em promover a aprendizagem ativa a partir da resolução de situações-problema. Dessa forma, saber como , identificando com a sua adoção nas aulas de Física em uma turma da terceira série do ensino médio se configuram na questão e objetivo principal deste trabalho. Nesse contexto, lançamos mãos do trabalho de Vygotsky como referencial teórico que subsidia nossa investigação, somado aos constructos de wertsch e a ferramenta analítica de Mortimer e Scott (2002). Adotando o caminho metodológico, que possui um caráter qualitativo de pesquisa, procedemos a uma análise A observação participante é a técnica escolhida na realização desse trabalho, assim como, a adoção de questionário e entrevista.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e