UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEICE RAYANE MACEDO SILVA
06/03/2017 12:34

DISCENTE: GLEICE RAYANE MACEDO SILVA
DATA: 08/03/2017
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: RETEXTUALIZAÇÃO DE CONTO: UMA ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA ESCRITA
PALAVRAS-CHAVES: Retextualização; Gêneros Textuais; Leitura; Escrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS da Universidade Federal de Sergipe, a partir do qual se reflete acerca da produção escrita no contexto escolar. Tem-se por objetivo ampliar a capacidade de produção escrita dos alunos a partir da retextualização de um conto e exploração de estratégias metacognitivas para o planejamento da escrita, além de desenvolver a competência no uso dos discursos direto e indireto. Justifica-se pela exigência social por produtores de texto cada vez mais competentes, pois através da leitura e escrita o sujeito desenvolve a capacidade de adequar sua produção aos mais diversos contextos. Deste modo, utilizamos os conceitos sobre retextualização presentes em Marcuschi (2007), gêneros textuais em Bakhtin (1997), dentre outros, para discorrer sobre as teorias que fundamentam esse trabalho. Uma vez que o programa PROFLETRAS prevê a criação de um produto passível de ser replicado, propomos uma intervenção através do produto sequência didática, com a intenção de que ele dê suporte a outros professores para o desenvolvimento das competências e habilidades de seus alunos.

Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Externo à Instituição - MANOEL MOURIVALDO SANTIAGO ALMEIDA
Presidente - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10