Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA DOS SANTOS MATOS
04/03/2017 11:13
O presente trabalho tem por objetivo promover a construção de pontos de vista (PDV) entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental, matriculados no colégio ESWF, localizado no município de Estância – Sergipe, quando se posicionam a partir de temas relacionados a acontecimentos sociais. Por ser considerada uma categoria que se situa no centro do dialogismo (RABATEL, 2005), o PDV evidencia cruzamento de perspectivas, por isso pode ser considerado a manifestação de uma responsabilidade enunciativa que possui dimensão argumentativa e está ligada a propósitos comunicativos. Compreendido como um conceito linguístico, o PDV possibilita a expressão da subjetividade de um sujeito, por meio de posicionamentos articulados em textos, o que requer atentar para as escolhas discursivas e lexicais, para a estruturação de sentenças, para o uso de articuladores linguístico-argumentativos, para a composição de parágrafos, bem como para os mecanismos de progressão de ideias que colabora com a coerência. A metodologia desta pesquisa exploratória prevê a organização de uma sequência de atividades voltadas à produção de PDV por estudantes de educação básica, a produção de um jogo intitulado “Loteria da Concordância Enunciativa” e a análise das produções dos estudantes. Com esse conjunto de ações pedagógicas, espera-se que os estudantes consigam apresentar pensamentos e juízos de valor de maneira explícita em relação ao tema Ensino Médio Integral, por meio de carta aberta cujas avaliações serão enviadas, por e-mail, ao Ministério da Educação (novoensinomedio@mec.gov.br). Como produto da pesquisa, será organizado um Caderno Pedagógico que visa partilhar o trabalho com outros professores de língua portuguesa.
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