UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID KELLY DE OLIVEIRA CORREIA
04/03/2017 11:05

DISCENTE: INGRID KELLY DE OLIVEIRA CORREIA
DATA: 09/03/2017
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão - Centro de Vivência
TÍTULO: LETRAMENTO SOCIAL E CIDADANIA: PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento, Leitura, Cidadania.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este plano de trabalho visa à elaboração de um caderno pedagógico voltado para o letramento social de temáticas que propiciem a reflexão acerca dos discursos de cidadania e de violência presentes no espaço escolar, a partir de práticas pedagógicas que contemplem o aprimoramento das habilidades de leitura e a ampliação dos conhecimentos linguísticos dos discentes. O trabalho baseia-se no conceito de discurso como o momento das práticas sociais, Fairclough (2008); nos estudos sobre letramento que o entendem como práticas sociais que envolvem leitura e escrita e a suas consequências para a sociedade, Street (2003,2014); Kleiman (2008); Rojo (2009), bem como nos estudos de leitura e escrita como práticas discursivas inseparáveis dos contextos em que se desenvolvem, Kleiman (2008). A elaboração do produto teve como campo de pesquisa o Colégio Estadual Olavo Bilac, unidade educacional integrante da rede pública de Sergipe, situado em um bairro periférico da capital, e como turma-alvo o 6º ano do ensino fundamental da escola citada. Esta pesquisa enquadra-se no universo da pesquisa-ação e da pesquisa-colaborativa, pois visa à autorreflexão sobre a educação e sobre as práticas sociais e o planejamento de ações que influenciem o cotidiano dentro e fora da escola.

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA