Banca de QUALIFICAÇÃO: WESLIN DE JESUS SANTOS CASTRO
23/02/2017 06:38
Atualmente, as práticas de linguagem acontecem em um ambiente povoado de diversas semioses, que materializam em textos, denominados multimodais, os discursos que circulam socialmente. A interpretação de tais textos implica a mobilização de competências leitoras que possibilitem ao falante a produção de sentidos e a análise crítica. Contudo, a partir de sondagens realizadas, verificamos que essas competências não integram totalmente o perfil leitor de egressos do Ensino Fundamental da rede pública de Sergipe, fato que incide insatisfatoriamente em seu letramento. Sendo assim, este trabalho objetiva contribuir para o aprimoramento das competências leitoras dos alunos e para a minimização da lacuna identificada. Nesse sentido, propomo-nos a desenvolver uma intervenção pedagógica com atividades organizadas em um módulo didático a ser aplicado com alunos do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, em Aracaju, Sergipe. Para tanto, tomaremos como base teórica o aporte de autores como Bakhtin ([1963] 2003), que apresenta os gêneros do discurso; Cassano (2003), que explana sobre a perspectiva discursiva da leitura; Kleiman (2010, 2012), que traz reflexões em torno do letramento; Lerner (2002), que analisa a situação escolar da leitura; Meurer (2014), que trata do modelo de análise de Fairclough; Rojo (2012), que discute sobre os multiletramentos; Silvestre e Vieira (2015), que repertoriam instrumentos para a interpretação de textos multimodais.
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