UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: ANA MARIA GARCIA MOURA
21/02/2017 11:07


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA GARCIA MOURA
DATA: 22/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: sala de aula de Sociologia (didática II, andar superior)
TÍTULO: O manual do professor do livro didático de história no programa nacional do livro didático (PNLD/2014): a configuração de um modelo
PALAVRAS-CHAVES: Livro didático, Manual do professor, Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), História do ensino de história.
PÁGINAS: 230
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa “Manual do Professor do Livro Didático de História no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2014): a configuração de um modelo” examina como o manual do professor (MP) dos livros didáticos de história (LDH), analisados e distribuídos pelo PNLD/2014 apresenta a configuração de um modelo construído historicamente com base nas demandas sociais para o ensino de história e nas exigências dos editais do PNLD. Os livros didáticos acompanhados de um manual do professor (MP) surgem, principalmente a partir da década de 1970. Complemento obrigatório dos livros didáticos de hoje, a configuração do manual do professor varia historicamente, como variam as concepções do ensino de história e seus objetivos. Nesse âmbito, investigar as estratégias que são utilizadas pela política pública para atender as demandas sociais e as táticas que produtores de livros didáticos lançam mão para se adequar às exigências dessa política, além das representações que propõe para o ensino, possibilita identificar as relações entre a configuração de um modelo de MP e os anseios da sociedade dirigidos ao ensino de história e ao professor de história. Nessa perspectiva, este estudo procura identificar como se configurou um modelo de manual do professor nos livros didáticos de história e quais as relações que este modelo estabelece com as demandas sociais e as exigências do PNLD. Para tanto, apresenta as seguintes questões norteadoras: quais os objetivos do ensino de história e as demandas dirigidas aos professores ao longo da constituição da disciplina escolar? Como o manual do professor se tornou um critério avaliativo no PNLD e quais elementos passaram a ser exigidos em sua configuração? Quais as relações que o manual do professor dos livros didáticos de história do PNLD/2014 estabelecem com as demandas sociais do ensino e com as exigências do PNLD?. As fontes utilizadas para a realização desta pesquisa foram as investigações realizadas sobre o livro didático e sobre o manual do professor, documentos do Ministério da Educação que refletiram sobre processo de avaliação dos livros didáticos, os editais e guias do Programa Nacional do Livro Didáticos e os livros didáticos de história, voltados para os anos finais do ensino fundamental, avaliados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2014).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA AMORIM BARROSO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf