Banca de DEFESA: MÔNICA PORTO APENBURG TRINDADE
21/02/2017 10:25
O trabalho analisou as abordagens conferidas ao Estado Novo nos livros didáticos brasileiros de História do Ensino Médio, a partir das coleções mais distribuídas do Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) 2015, período em que correram inovações significativas quanto às perspectivas voltadas para os estudos sobre esse tema. Foram analisadas as coleções, História, Sociedade & Cidadania (Editora FTD, 2013), de Alfredo Boulos Júnior; História Global Brasil e Geral (Editora Saraiva 2ª edição, 2013), de Gilberto Cotrim; História: das Cavernas ao Terceiro Milênio (Editora Moderna 3ª edição-2013), de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota, devido a ampla aquisição destes títulos pelas escolas públicas brasileiras. Desse modo, verificamos como a historiografia escolar brasileira examinou o Estado Novo na segunda metade do século XX e nas primeiras décadas do século XXI.
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