UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: FERNANDO BARBOSA OLIVEIRA CORREIA
15/02/2017 08:19

DISCENTE: FERNANDO BARBOSA OLIVEIRA CORREIA
DATA: 23/02/2017
LOCAL: sala do UCA
TÍTULO: FOTOGRAFIA COMO REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: A EXPERIÊNCIA NO QUILOMBO MOCAMBO
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Construção do conhecimento. Fotografia. Espaço geográfico.

Esta dissertação tem como objetivo geral compreender a fotografia, sua produção e leitura, como dispositivo metodológico de uma pedagogia dialógica no ensino de geografia nas turmas do 9° e do 1° ano do Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio, localizado no povoado Mocambo, em Porto da Folha/SE. O presente trabalho de pesquisa procura realizar leitura a partir do olhar fotográfico que os estudantes têm sobre a sua comunidade. O estudo está baseado em uma abordagem descritiva, apoiado no método de pesquisa qualitativa, através da pesquisa-intervenção e da observação participante, configurando-se como estudo de caso. Foram realizadas previamente oficinas fotográficas para orientar e fomentar o debate. No segundo momento, os estudantes foram instigados a fotografarem o espaço que vivenciam na comunidade. Depois, com suas obras em mãos, os autores legendaram suas fotografias e dialogaram coletivamente sobre elas, associando as narrativas visuais, textuais e orais. Por fim, realizamos entrevista com o professor de geografia objetivando compreender como se dá o uso da fotografia em sala de aula, bem como seu papel como recurso didático didático-pedagógico. Os dados coletados através da entrevista, da observação e das narrativas textuais, visuais e orais têm seu método de análise inspirados em Bardin, procurando significação do conteúdo, possibilitando ir além daquilo que não está latente na mensagem. As considerações finais apontam para a necessidade de repensarmos o uso da fotografia em sala de aula, ainda muito restrito à sua função ilustrativa e pouco reflexiva. Além disso, concluímos que a fotografia, através de um diálogo coletivo, pode produzir discursos sobre o conhecimento geográfico, pertinente ao programa curricular de geografia. Nesse sentido, a fotografia quando utilizada de forma potencial, pode ser vista como como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem.

Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA
Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES