UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA
15/02/2017 07:23

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA
DATA: 21/02/2017
LOCAL: Auditório do Núcleo de Petróleo e Gás. 1º andar, ao lado do Forum.
TÍTULO: O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA.
PALAVRAS-CHAVES: PIBID, Formação inicial de professores, professores de Química.

Em 2009 foi iniciada as ações do PIBID no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe/campus de São Cristóvão. Oito anos após o início de suas atividades, a publicação de trabalhos que discutem as ações realizadas no programa e o seu papel na formação inicial e continuada de professores ainda são limitados. Algumas questões precisam ser melhor compreendidas como: qual a percepção dos pibidianos sobre o papel do PIBID para sua formação? Sua participação no programa melhora o desempenho no curso? Contribui para permanência e conclusão da licenciatura? E para construção da identidade docente? Para os ex-bolsistas, agora professores, que prática docente vem desenvolvendo e que foram fomentadas pela participação no programa? E ainda, como as ações arroladas no subprojeto do PIBID/Química estão integradas a proposta do curso de Licenciatura? Essas questões norteiam o objetivo geral dessa pesquisa: Investigar a percepção de bolsistas de iniciação à docência sobre o papel do programa para sua formação. Partindo de uma análise de documentos, com foco em relatórios individuais, construídos por vinte diferentes sujeitos, foi possível construir doze categorias temáticas que representam marcas positivas deixadas pelo PIBID na formação inicial dos bolsistas. As categorias construídas foram: Aprendizagem sobre o ser professor, Conhecendo a realidade da escola e do ser professor, Construção de conhecimento, Produção/apresentação de trabalhos científicos, Construção da identidade docente, Ampliação/primeiro contato com a escola, Importância do trabalho coletivo, Formação cidadã, Integração teoria e prática, Melhor desempenho no curso, Motivação em ser professor, Participação em eventos científicos.

Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Interno - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA