Banca de DEFESA: ELCIO REZEK LEOPOLDINO
10/02/2017 10:05
Esta dissertação teve como propósito descrever as narrativas de adolescentes acerca da percepção sobre o fenômeno bullying no contexto escolar. Trata-se de um estudo que procura aproximação da perspectiva filosófica da fenomenologia com o campo educacional envolvendo os conceitos de Percepção, Intencionalidade e Intersubjetividade. Para tanto, utilizou-se como base de sustentação teórica os fundamentos da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, que propõe a discutir o sujeito em sua totalidade. A averiguação foi realizada em uma Instituição de Ensino Público Federal de Sergipe. Participaram deste trabalho onze alunos com idades entre quinze e dezessete anos matriculados no ensino médio e de ambos os sexos. Por se tratar de uma indagação que busque a compreensão na área da Educação foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa por entender ser a mais adequada nesse tipo de investigação. Sua característica principal é o saber descritivo que enfatiza a interpretação de um contexto e a descoberta de novos elementos que podem emergir como importantes durante o tema proposto. A metodologia utilizada foi por meio de entrevistas com questões semiestruturadas tipo grupo focal, que através desta ampliação do objetivo, buscou-se contextualizar ainda mais os dados coletados e estabelecer uma situação interativa mais próxima da vida cotidiana. A importância dessa investigação se faz para valorizar a percepção de cada investigado sobre o fenômeno bullying e suas implicações sobre o mundo vivido no que diz respeito a sua existência, suas relações consigo mesmo, com o outro e com o meio.
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