UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIANA GOES ROCHA
13/02/2017 06:58

DISCENTE: ARIANA GOES ROCHA
DATA: 23/03/2017
LOCAL: Auditório
TÍTULO: O USO DOS CONECTORES SEQUENCIAIS COMO MECANISMO DE COESÃO EM TEXTOS NARRATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Produção de texto. Narrativas. Conectores, Coesão sequencial.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O trabalho com a estrutura textual ainda encontra muitas dificuldades nas escolas, haja vista as dificuldades apresentadas pelos alunos ao escrevem suas produções. Todo texto, oral ou escrito, se materializa com através de formas relativamente estáveis de estruturação que permitem a identificação das sequências que predominam nos diversos gêneros. Partindo desse pressuposto, o trabalho tem como objetivo analisar o uso dos advérbios como conectores que organizam e auxiliam a progressão das sequências narrativas. Como corpus, tomamos narrativas escritas por alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino. Os procedimentos metodológicos para esta pesquisa são a aplicação de sequências narrativas visuais, produções textuais e análise de dados. Ao término desse trabalho de pesquisa, espera-se contribuir para o aprimoramento da escrita dos alunos envolvidos, bem como oferecer aos professores de Língua Portuguesa sugestões didáticas que subsidiem trabalho de produção de texto.

Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10