Banca de DEFESA: NAIANE LIBÓRIO FONTES
07/02/2017 13:05
O presente estudo tem como objetivo central compreender as concepções e a organização de práticas pedagógicas sobre o brincar a partir de narrativas produzidas por educadoras de crianças de zero a três anos.Especificamente, pretende analisar as concepções sobre o brincar de educadoras nas práticas cotidianas da creche e caracterizar as práticas do brincar presentes nas ações das educadoras. O trabalho possui metodologia de natureza qualitativa e inspirada em pressupostos da pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram sete educadoras de três turmas de crianças com idades entre zero a três anos, integrantes de uma Unidade Municipal de Educação Infantil localizada em Lagarto/SE. Os dados foram produzidos a partir de observação participante e cinco reuniões de estudos sobre o brincar na educação infantil. As narrativas das educadoras sobre o brincar foram produzidas nos espaços de diálogos e reflexões sobre a prática pedagógica e categorizadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que o brincar está presente na rotina das turmas pesquisadas, ou seja, existe um tempo dedicado a ele, mas faltam investimentos das educadoras quanto às formas em que ele acontece e dos materiais disponíveis para isso. As narrativas das educadoras evidenciam uma concepção da brincadeira predominantemente como espaço destinado à aprendizagem de conteúdos específicos, desconsiderando aspectos do brincar relacionados à infância e as motivações da criança.
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