UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: DARKSON KLEBER ALVES DA SILVA
06/02/2017 10:32

DISCENTE: DARKSON KLEBER ALVES DA SILVA
DATA: 16/02/2017
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO: REFLEXIVIDADE E RECONHECIMENTO DA ALTERIDADE GAY NA SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Docência. Alteridade Gay. Sala de Aula
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação

Esta pesquisa analisa o fenômeno do reconhecimento e da reflexividade do professor ante a alteridade gay em sala de aula. Trata-se da análise dos processos de comunicação ocorridos por tipo de contato e modos de interação entre professor gay e alunos gays no contexto escolar. A base teórico-metodológica da pesquisa fundamenta-se na perspectiva construcionista de análise social, com base nas abordagens autobiográficas e na etnografia interpretativa. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e emprega como instrumento de pesquisa, tanto o uso do relato oral de vida pessoal e profissional de professor, quanto à entrevista intensiva semidirigida e o diário de campo. Os resultados da pesquisa indicam a existência da visibilidade, reconhecimento e reflexividade da alteridade gay em contextos pedagógicos escolares por parte de professores gays em decorrência do processo de comunicação simbólica intencional entre os envolvidos, dentro da sala de aula. Foram encontrados três tipos de contato entre alteridades gays em sala de aula: (a) contato periférico evitativo; (b) contato marginal excludente e (c) contato dialógico inclusivo. Esses elementos permitem afirmar que o reconhecimento e reflexividade da alteridade gay em sala de aula explicita-se a partir de dois diferentes tipos de comunicação: (1) Comunicação Simbólica Interreflexa e (2) Comunicação Simbólica Exorreflexa. Por fim, os fenômenos de reconhecimento e reflexividade do professor gay são inseparáveis da emancipação pessoal e coletiva dos atores sociais ainda invisibilizados no sistema escolar no que se refere à diversidade, significação social, silenciamento, opressão e (in) visibilidade da alteridade gay em sala de aula.

Presidente - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Interno - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2081939 - CHRISTIANE RAMOS DONATO
Externo à Instituição - CARLA TACIANE FIGUEIRÊDO