Banca de DEFESA: CRISTINA NUNES DOS SANTOS
01/02/2017 07:30
O presente estudo tem como objetivo analisar os Recursos Educacionais Abertos (REA) na formação inicial de professores no Pibid-Pedagogia/UFS – Eixo Formação de professores nos anos de 2014 e 2015. O recorte temporal corresponde ao ano que iniciou as atividades do programa Pibid, no curso de Pedagogia, pelo Campus da UFS, Prof. Alberto Carvalho. Para tanto, a pesquisa se apoiou na história do programa Pibid, dos Recursos Educacionais Abertos, e a trajetória da formação docente no Brasil, trazida, principalmente por pesquisadoras como Gatti (2009), Pimenta (1997), Nóvoa (2002), os quais, já vem discutindo sobre esse tema nos últimos anos. Para se atingir a finalidade dessa pesquisa, debruçamos sobre a construção dos REA pelas bolsistas e supervisoras do Pibid/Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe – UFS/Campus Alberto Carvalho, Itabaiana. O percurso teórico-metodológico escolhido foi o estudo de caso, e abordagem qualitativa e explicativa. Para a coleta dos dados, foram realizadas uma observação dos blogs do público alvo da pesquisa, e uma entrevista semiestrutura. Para a interpretação dos dados, foram seguidos os conceitos da análise do conteúdo, na perspectiva de Bardin (2011). Como resultado percebemos que, no tocante ao programa Pibid, muito já vem sendo feito e se adequado, para melhor atingir os objetivos, tanto na formação inicial quanto na continuada, e que é notório alguns avanços, porém, ainda há muito por fazer e melhorar; no que diz respeito aos REA, considera-se que esse “fenômeno” ainda não foi bem compreendido, pelo público desta pesquisa. Desta forma, a conclusão aponta para a importância de continuarmos discutir mais sobre esse tema, já que pesquisas e autores apontam significativas fragilidades na formação docente, embora, programas como o Pibid e recursos como o REA, venha contribuir.
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