Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ WALDSON COSTA DE ANDRADE
30/01/2017 14:21
Os desafios da mobilidade urbana exigem uma nova forma de pensar e gerir
os deslocamentos de pessoas e objetos nas cidades brasileiras. A bicicleta desponta
como uma ferramenta importante para a sustentabilidade urbana e uma melhor relação
entre o cidadão e a cidade com o enfoque em práticas de planejamento do uso do solo
urbano, melhorias no transporte de público de massa e nos meios de transporte movidos
a propulsão humana. A motivação para realização deste estudo se dá pelo ineditismo na
proposição de um Índice de Ciclabilidade e pela grande demanda de estudos sobre esse
tema que possam apontar caminhos para a consolidação de uma cultura da bicicleta
como modo de transporte nas capitais brasileiras. A ciclabilidade é um conceito novo,
mas que busca estabelecer instrumentos de análise sobre a aceitação da bicicleta na
cidade como um modo de transporte eficiente e o quanto ela pode e deve ser vista de
forma positiva pela sociedade e pela gestão pública. Para isso, o objetivo geral é propor
um índice de ciclabilidade na cidade de Aracaju com foco no uso da bicicleta como
meio de transporte e objetivos específicos que pretende analisar e identificar
fragilidades e potencialidades da mobilidade por bicicleta; estabelecer por meio de
indicadores socioambientais aspectos relacionados a construção de um índice e
apresentar possíveis alternativas de ação e políticas públicas para a melhoria do uso da
bicicleta como modo de transporte. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisas
realizadas sobre Índice de Caminhabilidade e pela Avaliação da Ciclabilidade das
Cidades Brasileiras. Estabeleceu-se categorias e indicadores fundamentais para a
proposição de um Índice de Ciclabilidade. A metodologia sofreu adaptações em razão
das especificidades locais e é composta por 5 categorias e 17 indicadores que estão
divididos de acordo com as dimensões conceituais estabelecidas pelos indicadores
socioambientais. Os resultados esperados é a proposição de um índice de ciclabilidade
para a Cidade de Aracaju que apresente resultados satisfatórios capazes de propor ações
de curto, médio e longo prazo para gestão pública respaldados por critérios científicos
de análise aliado a atual conjuntura da mobilidade urbana na cidade de Aracaju.
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