UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ILZINEY SIMÕES DA SILVA CORREIA
24/01/2017 14:34

DISCENTE: ILZINEY SIMÕES DA SILVA CORREIA
DATA: 16/02/2017
LOCAL: Sala Rute
TÍTULO: O processo de trabalho do enfermeiro no programa saúde na escola
PALAVRAS-CHAVES: Saúde escolar, Estratégia Saúde da Família, Enfermeiras e enfermeiros, Educação em Saúde, Saúde pública
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Objetivo geral: Investigar o processo de trabalho dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família voltado para as práticas educativas previstas pelo Programa Saúde na Escola. Caminho Metodológico: trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, com o uso da técnica de análise textual discursiva. Participaram como sujeitos desse estudo 19 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do município de Aracaju-SE, durante o período de março a maio de 2016. Resultados: Evidenciou-se que o processo de trabalho do enfermeiro no Programa Saúde na Escola gera práticas educativas geralmente voltadas para os discentes, são de caráter informativo e objetivam promover saúde e prevenir agravos, embora pouco capazes de captar aspectos sociais singulares da comunidade escolar que contribuam para a construção de intervenções condizentes com as necessidades do público alvo. Identificou também que, embora estas atividades sejam realizadas pela equipe multiprofissional da Atenção Básica e estagiários da área da saúde, as mesmas não são construídas interdisciplinarmente. Considerações finais: os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família enfrentam entraves para desenvolver educação em saúde na escola com potencial de promover reflexões aos escolares, e autonomia sobre o autocuidado. São entraves decorrentes da alta demanda de usuários nas unidades de saúde, e das dificuldades em operacionalizar a intersetorialidade, Saúde e Educação. Sendo assim, torna-se imperativa a ressignificação da Promoção à Saúde no processo de trabalho do Enfermeiro, com práticas respaldadas em teorias de Enfermagem para construção sistematizada e organizada da assistência no ambiente escolar.

Presidente - 2178493 - MARIA CLAUDIA TAVARES DE MATTOS
Interno - 426676 - MARIA PONTES DE AGUIAR CAMPOS
Externo ao Programa - 1241436 - JOSEILZE SANTOS DE ANDRADE
Externo à Instituição - LÍVIA DE MELO