Banca de DEFESA: LAÍSE SOARES LIMA
24/01/2017 08:06
O presente estudo tem como objetivo central compreender as concepções de linguagens da infância a partir das narrativas que permeiam os discursos e práticas de educadores de duas creches da rede municipal da cidade de Nossa Senhora do Socorro/SE. Fundamenta-se na produção relativa à Sociologia da Infância, na sua concepção de criança como produtora de cultura e na linguagem enquanto espaço das inter-relações sociais. Buscou-se, especificamente, identificar as concepções de linguagens de educadores da creche; analisar como o planejamento e as práticas pedagógicas consideram as linguagens infantis e as especificidades do trabalho pedagógico com a criança. Utilizou-se como aporte metodológico a pesquisa-ação-colaborativa-crítica, inserida em um processo formativo dos profissionais participantes, através de cinco reuniões de estudos denominadas de Rodas de Conversas. As narrativas dos educadores foram eleitas como principal instrumento de produção de dados. A partir da análise de conteúdo foi possível elencar as seguintes categorias alçadas das falas dos profissionais que atuam com a criança de 0 a 3 anos: a) formas de expressão e comunicação das crianças; b) o planejamento da rotina através das linguagens e c) as especificidades de atuação profissional dos educadores de creche. Os resultados evidenciam que as linguagens estão presentes no espaço das creches, entendidas pelos educadores como as capacidades das crianças de se expressarem por meio de diferentes recursos expressivos, comunicando seus desejos e necessidades para o outro social. Há um plano anual considerado orientador das práticas pedagógicas, organizado por temáticas e com atividades para os diferentes agrupamentos etários das duas creches, focadas no desenvolvimento infantil, a partir do que os adultos consideram importante para a aprendizagem das crianças. Os educadores destacam em suas narrativas uma diversidade de atividades que podem ser organizadas para que as múltiplas linguagens da criança se manifestem. A identidade de atuação dos educadores de creche é apontada como constituída não só por conhecimentos específicos, mas também pelas experiências compartilhadas com pares profissionais no interior ou não das instituições.
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