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Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID KELLY DE OLIVEIRA CORREIA
19/01/2017 17:46


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID KELLY DE OLIVEIRA CORREIA
DATA: 10/03/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório da POSGRAP no Polo de Gestão - Centro de Vivência
TÍTULO: Letramento e as práticas de cidadania
PALAVRAS-CHAVES: letramento social; violência escolar; referenciação
PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

A necessidade de se fazer dialogar as exigências do letramento social, presente de forma pouco aprofundada nos livros didáticos, com aspectos metodológicos do ensino de língua portuguesa, contidos nos documentos parametrizantes oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, originou a proposta de elaboração de um jogo didático que atenda às exigências teórico-metodológicas dessa disciplina escolar e que aborde problemáticas pontuais vivenciadas pelos alunos da turma do 6º ano do Colégio Estadual Olavo Bilac, desnaturalizando aspectos do letramento extraescolar socialmente adquirido e que não condizem com as práticas cidadãs da contemporaneidade.O presente projeto de pesquisa surgiu a partir de uma demanda de classe que necessitava da reelaboração do letramento social da temática VIOLÊNCIA através da análise de textos que abordem temas afinsaos atuais discursos legitimados das práticas cidadãs, aliada ao estudo aprofundado do conteúdo gramatical PRONOME como elemento de referenciação essencial para o aperfeiçoamento da competência leitora, visto que a dificuldade dos estudantes na análise e compreensão de textos é problema que afeta não só as disciplinas do currículo escolar, mas também a própria vida em sociedade. Os pronomes frequentemente vêm sendo trabalhados nos livros didáticos - e assim reproduzidos em sala de aula - apenas no aspecto da identificação e da classificação, ou seja, espera-se que o aluno saiba reconhecê-los, distinguindo-os de outras categorias gramaticais, e consiga classificá-los e/ou nomeá-los, sem que haja uma reflexão sobre o importante papel que eles desempenham na produção e compreensão dos textos. Muitas vezes, a própria conceituação acerca do que é o pronome nas gramáticas escolares ressalta apenas a sua função como substituto ou determinante de nomes ou coisas e como indicador de pessoa do discurso, desconsiderando o estudo dessa categoria gramatical a partir de uma análise que avalie o seu papel dentro de uma situação textual concreta. A importância de se trabalhar o conteúdo PRONOME no ensino fundamental está diretamente ligada a sua relação com as informações contidas no texto, o conhecimento acerca deste conteúdo garante ao leitor a possibilidade de conseguir compreender os pronomes não apenas no campo da identificação e da categorização, mas também os compreendendo como recurso coesivo necessário para a progressão textual, como elemento fundamental para se estabelecer a referenciação, remetendo não só a pessoas e coisas, mas também a frases, parágrafos e ideias apresentadas no texto. São os pronomes o conteúdo gramatical prototípico para que se atendam as exigências dos PCNs de língua portuguesa, no que diz respeito à utilização da gramática como suporte e do texto como unidade básica de ensino de língua materna. Dessa forma, o jogo em desenvolvimento dará ao professor de língua portuguesa a possibilidade de se trabalhar, a partir de textos de diferentes gêneros textuais, a categoria dos pronomes como elemento de coesão e a desnaturalização de letramentos sociais predominantes em comunidades periféricas e com altos índices de violência.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KALINE ARAUJO MENDES DE SOUZA
Interno - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO

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