UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: RAFAELY KAROLYNNE DO NASCIMENTO CAMPOS
18/01/2017 10:00

DISCENTE: RAFAELY KAROLYNNE DO NASCIMENTO CAMPOS
DATA: 03/02/2017
LOCAL: sala de aula do ppged
TÍTULO: MODOS DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS?
PALAVRAS-CHAVES: Brincadeiras. Crianças. Educação Infantil.

A pesquisa possui cunho etnográfico e fundamenta-se nos aportes teóricos da Sociologia da Infância, tendo como núcleo central o conceito de infância como construção social e a criança como ator social, sujeito histórico-cultural. O objetivo principal do presente estudo é investigar como as crianças vivenciam suas infâncias a partir das brincadeiras de livre escolha por elas criadas dentro da rotina de uma instituição municipal de Educação Infantil. Com base nesse objetivo central foram elencados os seguintes objetivos específicos: compreender de quê e como brincam as crianças na rotina instituída por suas educadoras; averiguar como as crianças organizam as brincadeiras e como se constituem os grupos de pares em ocasiões brincantes e analisar as relações sociais que as crianças constroem entre seus pares de idade enquanto brincam. Participaram do estudo 25 crianças, de ambos os sexos, com idades de três anos, integrantes de uma escola pública de Educação Infantil do Município de Aracaju/SE. Para a produção de dados foram utilizadas anotações em diário de campo, fotografias e gravações em vídeo durante os meses de fevereiro a junho de 2016. Os resultados indicam que existe uma ordem social que estrutura os grupos de pares com regras construídas pelas próprias crianças nas ocasiões de brincadeiras. Esta ordem social permitia o desenvolvimento da brincadeira conjunta, na qual as crianças criavam e negociavam suas ações. A ordem social foi reconhecida na maneira como os grupos se organizam para brincar, nas tentativas de acesso aos grupos e desenvolvimento de estratégias de entrada e resistência das crianças nos grupos, nas hierarquias estabelecidas entre os pares de idade, revelando a figura do líder e suas funções na brincadeira instituída, na autonomia da criança na resolução dos conflitos e desacordos, nas normas e valores, como a solidariedade e o valor da amizade nas brincadeiras criadas. As formações de grupos de brincadeiras foram regidas por estratégias que utilizaram a amizade como principal forma de acesso aos grupos brincantes.

Externo ao Programa - 2433702 - MARCOS RIBEIRO DE MELO
Interno - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - MILENA CRISTINA ARAGÃO RIBEIRO DE SOUZA
Presidente - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS