Banca de DEFESA: ELAINE MARIA SANTOS
17/01/2017 11:44
O objetivo deste trabalho é identificar, no cenário educacional do Brasil oitocentista, as lutas por um espaço para o ensino do inglês, investigando as abordagens empregadas nas obras aqui selecionadas, que refletem o dilema de muitos autores ao defenderem, paradoxalmente, um discurso inovador para o ensino do inglês e repleto de práticas tradicionais e mecânicas provenientes do século XVI. Para tanto, foi necessário examinar a legislação para o ensino de línguas ou relacionada aos assuntos referentes ao inglês, visando acompanhar o percurso traçado pela língua inglesa em busca de conquista de espaço; pesquisar periódicos e prefácios de compêndios, para a identificação de histórias de professores de inglês, bem como de suas lutas pela manutenção da profissão docente; estudar os programas de estudo do Collegio de Pedro II e os livros recomendados para o ensino de língua inglesa; e, por fim, analisar algumas gramáticas de língua inglesa produzidas no século XIX, no intuito de estabelecer relações entre o material recomendado para o Collegio de Pedro II, os demais produzidos na época e a tentativa de propor uma metodologia inovadora frente às práticas tradicionais do oitocentos. A historiografia sobre a matéria foi fundamental para o entendimento das determinações que nortearam as produções de compêndios da época e cruciais para a condução da pesquisa e a constatação de que foram poucas as inovações verificadas nos materiais publicados, mesmo estando envolvidas em um discurso por práticas mais intuitivas, recorrentes desde o século XVI.
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