Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIVALDO DA SILVA COSTA
11/01/2017 09:13
Esta tese tencionou a analisar a história que marcou a educação dos surdos sergipanos no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e sua repercussão na educação dos surdos em Aracaju (SE), focando, principalmente, as décadas de 50, 60 e 70 do século XX, quando surgiram os primeiros movimentos efetivos a nível nacional para a escolarização do surdo brasileiro. O INES, primeira escola do Brasil, especializada para pessoas surdas, destina-se a instruir, a educar e a profissionalizar essa população. Desse modo, procurou-se reconstituir a memória institucional e as práticas educativas nele instituídas, por meio de fontes documentais, entrevistas e estudos relacionados à temática. O marco conceitual adotado se embasou nos conceitos de representação e apropriação de Roger Chartier (1990), memória de Jacques Le Goff (1984) e as categorias de análise referentes a cultura escolar de Dominique Julia (2001), e na área da história da surdez, Soares (1999), Rocha (2009), Souza (2007), dentre outros. Os resultados preliminares evidenciam nove pessoas surdas sergipanas que estudaram no INES no marco temporal adotado e mostram uma contribuição desses surdos no desenvolvimento educacional dos surdos sergipanos.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e