UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Setembro de 2021


Notícias

Banca de DEFESA: ANE CAROLINE CELESTINO SANTOS
09/01/2017 16:33


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANE CAROLINE CELESTINO SANTOS
DATA: 24/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 2 - PPGAGRI
TÍTULO: Óleo essencial de Cymbopogon martinii e seu constituinte majoritário geraniol: Influência na mortalidade e comportamento de Apis mellifera (Apidae)
PALAVRAS-CHAVES: abelha melífera, Poaceae, nasonov, inseticidas botânicos.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

As abelhas forrageiras Apis mellifera desempenham importante papel ecológico e econômico, contribuindo positivamente para a manutenção e produção dos sistemas naturais e agricultáveis. Apesar desta importância, a morte destes insetos benéficos ocasionada pela utilização inadequada de inseticidas e a busca por produtos seletivos tem motivado a realização de pesquisas com moléculas naturais. Assim, neste trabalho objetivou-se avaliar os efeitos letais e subletais do óleo essencial de Cymbopogon martinii e seu constituinte majoritário geraniol sobre A. mellifera. O óleo essencial e o geraniol foram menos tóxicos a A. mellifera via contato e ingestão, sendo que estes na DL20 foram cerca de mil vezes menos tóxicos que o inseticida imidaclopride. Tais tratamentos influenciaram no comportamento de voo, bem como apresentaram diferentes variações no comportamento de grupo das abelhas. A partir destes resultados, acreditamos que o óleo essencial de C. martinii e seu constituinte geraniol poderão ser utilizados em estratégias de manejo no forrageamento de A. mellifera.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1692351 - LEANDRO BACCI
Externo à Instituição - PAULO FELLIPE CRISTALDO
Externo à Instituição - VINÍCIUS ALBANO ARAÚJO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16088-62c448d53e