UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: JOSÉ ERISVALDO LESSA VIEIRA
04/01/2017 19:27

DISCENTE: JOSÉ ERISVALDO LESSA VIEIRA
DATA: 17/02/2017
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: RELAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A GEOMETRIA ABORDADA PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial. Saberes docentes. Ensino de Geometria.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

Esta pesquisa busca compreender quais as relações existentes entre as Geometrias do Ensino Superior que permeiam a formação inicial do professor de matemática e a Geometria no Ensino Médio. Partiu-se do pressuposto que o objetivo principal da formação inicial do professor de matemática é a docência na Educação Básica, exigindo dos egressos uma formação com sólidos conhecimentos matemáticos específicos, históricos e suas relações com as diversas áreas do conhecimento, e na prática será que isso acontece? Portanto, essa dissertação está estruturada em três capítulos, no primeiro optou-se por caracterizar a pesquisa, configurando-se como pesquisa documental, com aporte teórico nos estudos de Marconi e Lakatos (2007); Gil (1999); Filho (2013); Minayo (1993), entre outros pesquisadores que situam a metodologia da pesquisa científica. No segundo capítulo foi feito uma reflexão acerca dos saberes essenciais à docência, discutindo a formação inicial de professores como base sólida para o exercício profissional. Buscou-se na literatura o contexto em que se insere o Ensino de Geometria, desde as pesquisas aos documentos que norteiam a Educação Básica, especificamente, o Ensino Médio. Fundamentou-se este capítulo nos estudos de Tardif (2002), Manrique e André (2008), Moreira (2005), Lorenzato (2010), Boyer (2012), Imbernón (2009), Souza (2013), Micotti (1999), Almouloud (2004), Gatti (2011), Pais (2002) e Sá (2013), todos convergem na ideia de que a formação inicial do professor deve de alguma forma estar relacionada a prática docente e que o conhecimento da disciplina a ser lecionada é indispensável à prática docente. Elaborou-se um quadro de conteúdos geométricos abordados no Livro didático aprovado pelo PNLD/2015 nas três séries do Ensino médio (SOUZA, 2013) e verificou-se que os mesmos conteúdos são abordados nas disciplinas de Geometria do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe – UFS, contabilizando-se uma carga horária de 300 horas do total, a partir das ementas do curso. E por fim as considerações que levaram a segunda parte (terceiro capítulo) da investigação, analisar as estratégias para a transposição do conhecimento matemático da licenciatura em saber escolar (BRASIL, 2010, p.79), a partir da Teoria Antropológica do Didático fundamentado por Chevallard (1999).

Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA