Banca de QUALIFICAÇÃO: FERDINANDO SANTOS DE MELO
03/01/2017 09:53
Esta tese tem como objetivo analisar as implicações e contradições
da reforma do Estado no Brasil no contexto do neoliberalismo junto às políticas
de Educação Profissional, sobretudo aquelas relativas à formação e às práticas
pedagógicas dos professores do PROEJA. Será feito um levantamento de
campo entre os meses de fevereiro a junho de 2017, que terá como locus
empírico uma escola da Rede Municipal de Catu e o resgate do trabalho em
quatro escolas da Rede Municipal de Alagoinhas conveniadas com o Campus
Catu para a oferta dos cursos de PROEJA FIC, além do escopo de relatórios e
acervo documental relativos ao Programa (2010-2016). Para alcançar as
proposições de pesquisa, serão utilizados os seguintes aportes de cunho
instrumental-metodológico: a entrevista semiestruturada, o grupo focal e a
análise de documentos, além de uma revisão teórica crítica comprometida com
a complexidade do objeto. Esta pesquisa configura-se como descritiva, do
ponto de vista de seus objetivos. É de natureza básica, utilizando
majoritariamente a abordagem qualitativa, ancorada no materialismo histórico
dialético. No processo de análise de dados, voltaremos o nosso olhar para as
verbalizações dos sujeitos, fazendo as inferências e interpretações à luz da
“análise de conteúdo” de Bardin (2011), e as inter-relações analíticas com o
campo teórico levantado. Como resultados esperados, pretende-se mensurar
até que ponto as práticas pedagógicas atendem ou não ao que preconizam os
documentos norteadores do PROEJA, tensionadas pelas estruturas
neoliberalizantes no âmbito da Educação Profissional, pelas especificidades de
cada unidade escolar e pelas demandas reais dos sujeitos da EJA.
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