Banca de DEFESA: GESSYCA MENEZES COSTA
21/12/2016 14:43
O módulo dinâmico é um importante parâmetro no dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos, pois apresenta a relação tensão x deformação para materiais viscoelásticos, tais como as misturas asfálticas. A obtenção do módulo dinâmico é realizada atualmente por meio do ensaio mecânico, consistindo em uma aplicação de carga senoidal axial de compressão e medição da deformação resultante. Deste modo, o ensaio requer uma aparelhagem robusta, dispendiosa e de difícil execução em obras. Para contornar essa limitação, este trabalho propõe uma metodologia alternativa, mais econômica e de fácil implementação nas obras de pavimentação, baseada na Mecânica das Vibrações e que é amplamente usada na caracterização de outros materiais, como o concreto de cimento Portland e a cerâmica. Este método permite a obtenção de Módulo Dinâmico e do Ângulo de Fase por meio da determinação da frequência natural do material ao se aplicar um impulso elástico, denominada como ensaio de Ressonância por Impacto (RI). O ensaio RI foi realizado sob uma ampla faixa de temperaturas, permitindo assim a construção da curva mestra de módulo dinâmico para misturas asfálticas brasileiras. A eficácia do ensaio RI foi determinada em comparação às curvas mestras obtidas no ensaio de mecânico de Módulo Dinâmico para as mesmas misturas asfálticas.
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